quinta-feira, 3 de março de 2011

Reflexões sobre Igreja Orgânica

Igreja Orgânica

Queridos, Admiro o desejo de vocês em buscar um padrão de comportamento mais aproximado do primitivo. Porém vejo em vossas argumentações um grande despreso pela inspiração verbal e plenária da Bíblia Sagrada, e pelos reais motivos que levaram a igreja primitiva a procurar locais mais amplos para reunião das comunidades cristãs.
Combater a hierarquia eclesiástica é se opor deliberadamente a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo O qual vocês dizem enfaticamente que dirige as vossas reuniões. Não entendo como o Espírito Santo pode se levantar contra verdades que Ele mesmo inspirou.
Exemplos:
Hb. 13:7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.
17 Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
24 Saudai a todos os vossos guias e a todos os santos. Os de Itália vos saúdam.

Acho interessante o Espírito Santo inspirando o Escritor aos Hebreus fazer distinção entre os guias e os santos, dando aos guias uma função de destaque nos aspecto hierárquico da igreja primitiva.

O Espírito Santo Inspirou o apóstolo Paulo a falar sobre o sustento financeiro daqueles comissionados a dar tempo integral no serviço cristão. Vejamos:

1Tim. 5:17 Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino.18 Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.

Jesus em Lucas 10: 1-7 envia 70 numa missão e os ensina a esperarem sustento material daqueles que são abençoados espiritualmente pos eles.

7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa.

Jesus não disse: Trabalhem pra não ser pesado para os que aceitarem a mensagem que vocês levam.

Em 1 Tim. 3 Paulo fala da Função do Episcopado deixando claro que eles foram comissionados por Deus para governarem na igreja visível: E isso também está inspirado pelo Espírito Santo.

5 (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);

Com relação ao ministério da Palavra notamos que o Espírito Santo inspira Paulo a escrever sobre o cuidado que se deve ter na escolha de quem desempenha tal função.

2Tim 2:15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

O Espírito Santo também inspira Tiago a escrever sobre a responsabilidade da pregação, em especial o ensino da Palavra ao povo de Deus.

Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo.
2 Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.

Poderiamos citar vários outros aspectos, mas pararemos por aqui.

Não escrevemos este comentário para desmerecer o vosso trabalho, mas para tentar ajudar a impedir que a arrogância de se pensar que se encontrou o padrão celestial de igreja aqui na terra domine o coração de alguns.

A igreja orgânica pode ser apresentada como mais uma opção de modelo eclesiológico como são vários outros que também, a exemplo do modelo orgânico ganham espaço no aprisco do Reino de Deus.

Um problema visível neste modelo é ser uma maravilhosa opção para pessoas que tem dificuldade de se submeter a autoridades.
Um segundo, e isto a nível futuro é onde se encontrar obreiros qualificados para orientar tanta gente? Alguns dizem: Nós temos o espaço virtual a nosso favor, porém se esquecem da impessoalidade deste espaço.

Pensem nisso e , continuem trabalhando. Pois, como disse o apóstolo Paulo:

1Cor. 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Deus vos abençoe!