terça-feira, 11 de setembro de 2007

A Tão Grande Salvação

A TÃO GRANDE SALVAÇÃO

Texto: Hebreus 2:3-4

Introdução: Pesquisa sobre qual a coisa mais importante e de maior valor que tenho em minha vida.

Certamente surgirão respostas diversas, tais como:

· Minha mãe
· Meu pai
· Meus filhos
· Minha carreira
· Meu emprego
· Meu marido
· Minha esposa
· Meus bens
· Meu namorado
· Minha namorada
· Minha família


Só que, as pessoas precisam entender que existe uma coisa que elas podem possuir nesta vida cujo valor excede suas possibilidades de conquistar: A SALVAÇÃO!


O escritor da epístola aos Hebreus, nesta porção das Escrituras que acabamos de ler, demonstra a grandeza e o valor deste ato que procede da parte de Deus em nosso favor.(Contexto da Epistola, especialmente cap.1 e início do cap.2)



POR QUE A SALVAÇÃO CONCEDIDA POR DEUS A NÓS É GRANDE




1º Porque ela não pode ser adquirida por nenhuma capacidade humana.

· Não pode ser compreendida pela sabedoria humana. (1Cor.2:14-15)
»I CORINTIOS [2]
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
16 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

· Não pode ser conquistada pela força humana. (Jr.9:23-24)
23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o [sábio] na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas;

· Não pode ser adquirida pelos méritos ou obras procedentes do homem. (Ef.2:9)
8 Porque pela [graça] sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;

2º Porque ela não pode ser comprada por nenhuma riqueza humana.

· É uma verdade dita pelo próprio Deus.1Pe.1:18
18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como [prata] ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais,

· Quem tentou fazer foi repreendido sob pena de juízo. (At.8:9-24)(Simão o mágico)
18 Quando [Simão] viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro,

· A riqueza é um detalhe sem importãncia. (Mt.19:23; Lc.16)
23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um [rico] dificilmente entrará no reino dos céus.

3º Porque ela foi adquirida por um pagamento incalculável.

· Foi comprada com o sangue de Deus. At.20:28B
28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio [sangue].

4º Porque ela está fundamentada num princípio superior - A GRAÇA. Rm.3:24
· Nos é dada de forma gratuíta
· Nos é dada de forma imerecida
· Nos é dada de forma definitiva

Nenhum comentário: