quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A Agonia do Inferno

A AGONIA DO INFERNO
Tormentos e Ranger de Dentes

Texto: Luc.16:19-31

Falar sobre este assunto tem se tornado um desafio nestes últimos dias.
· Primeiro, por causa das aspirações antropocêntricas e materialistas de nossa época. Normalmente as pessoas querem ouvir a respeito daquilo que elas podem tirar de Deus afim de acumularem mais tesouros aqui na terra;
· segundo, porque não é uma doutrina que quando pregada arranque glória e aleluia da platéia;
· terceiro, porque ela fala sobre coisas que muitas pessoas não gostam e nem querem ouvir.
· Por causa das idéias erradas existentes. (negação; mudança de esfera; os destinatários)
· Porque falar sobre isto, macula ou é contrário a idéia do Deus super amoroso dos homens e da igreja de nossos dias.

Apesar de tudo isto, temos que falar e pregar sobre isto porque é um ensino contido nas Escrituras. Quem mais falou sobre isto no N. T. foi Jesus, e, como Paulo, devemos pregar todo o desígnio de Deus.

São 58 citações diretas ao inferno feitas em toda a Bíblia; 14 feitas pelo próprio Jesus. Algumas bastantes sérias, como:
Mt.5:29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no [inferno].
Mt.10:28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no [inferno] tanto a alma como o corpo.
Mt.18:9 E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no [inferno] de fogo.
Mt.23:33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do [inferno]?
Mc.9:43 E, se tua mão te escandalizar, corta-a: Melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, onde o fogo nunca se apaga; 44 Onde o bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

No livro de Teologia Sistemática, de Louis Berkhof, pag. 686 diz o seguinte a respeito de quem partir dessa vida para o estado intermediário sem Cristo:
" ... Os ímpios, após a morte, são lançados no inferno, onde ficarão, em tormentos e em trevas espessas, reservadas para o grande juízo do dia final. ... Além desses dois lugares (céu e inferno) destinado as almas separadas de seus respectivos corpos, as Escrituras não reconhecem nenhum outro lugar." ( Confissão de fé de Westminster)

Também é dito: " De modo semelhante, cremos que os incrédulos são precipitados no inferno, do qual não há retorno aberto para os ímpios, por coisa alguma que os que vivem façam." (Conf. Helvética)

Em Lucas 16, na parábola do rico e Lázaro, o inferno é apresentado da seguinte maneira:
1. O lugar de tormento; v.23,24,25 e 28
2. Essa condição é descrita como para sempre; v.26;
3. Que está lá, está cônscio de sua situação miserável; v. 24;
4. É um lugar onde se sente dor;v.24;
5. É um lugar onde tem fogo;v.24;
6. Quem está lá deseja que ninguém mais possa ir; v.27,28 e 29
7. Quem morrer sem Cristo irá imediatamente para lá; v.22;
8. O único meio de se livrar deste horrível fim é crendo na mensagem da Palavra de Deus - No Evangelho. V.31;

Graças a Deus porque, em Cristo fomos libertos de uma vez por todas deste destino, mas ainda existem muitos que precisam ser libertos deste fim e, como disse Jesus, somos nós os responsáveis em transmitir o caminho da salvação para eles. (... vós sois a luz ... sois o sal ...Mt.5)

Nenhum comentário: