quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Reflexão sobre "A Graça de Deus"

A GRAÇA INCOMPREENDIDA

Quando falamos esta palavra para alguém, e a questionamos acerca de seu significado no âmbito religioso, normalmente ouvimos resposta que são totalmente contraditórias ao sentido real da mesma. O grande problema que as pessoas enfrentam para compreender e aceitar a Graça de Deus é a influência cultural religiosa a qual temos sido expostos desde o descobrimento de nosso país. Essa influência define graça como “o pagamento que Deus nos dá pelo nosso bom comportamento ou pelas nossas boas obras.”

Esse conceito automaticamente e inconscientemente irá fazer com que as pessoas que nele acreditam, fiquem impedidas de desfrutar a verdadeira Graça, pois, o caminho que elas estão trilhando irá leva-las para direção totalmente oposta.

Por que afirmamos isto? Porque as pessoas que crêem como afirmamos acima acham que para receber graça elas tem que, condicionalmente, realizar boas obras para merece-la, e conseqüentemente recebe-la. Só que o conceito de Graça no sentido bíblico não pode de forma alguma se adequar a esta definição, visto que, no sentido escriturístico, Graça significa “favor imerecido”; Graça é algo que Deus dá a quem não merece!

O apóstolo Paulo, escrevendo aos efésios ele diz o seguinte no capítulo 2, versículos 8 e 9: “8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Quem não conhece a Graça no sentido bíblico jamais poderá ter certeza de salvação e conseqüentemente viverá nesta vida como um perdido, visto que a salvação, segundo a Bíblia é algo que Deus dá a quem não merece e que não pode de maneira alguma produzir algo que o torne digno de merece-la. Quem deseja recebê-la só tem unicamente que aceitar a obra que Deus, através de Seu Filho realizou por ela na cruz, se isso acontece, pronto: Você está salvo!

Pr. Renildo Ferreira da Silva
Igreja Batista nacional
Santa Rosa do Sul - SC

Nenhum comentário: