sexta-feira, 10 de agosto de 2007

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS FILHOS

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS FILHOS


TEXTO: Provérbios 22: 6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

A questão das educação dos filhos é algo de extrema importância a ser debatido em nossos dias juntamente com as questões relativas ao futuro de cada um deles e o preparo necessário para que esse futuro seja o melhor possível. ( Perguntar aos pais o que eles esperam do futuro de seus filhos)

Pensar numa fórmula mágica, numa receita, num passo a passo para alcançarmos esse objetivo seria sonhar mais alto do que podemos alcançar. Dizemos isso não por considerarmos impossível, mas, pela diversidade de contextos familiares e sociais nos quais nossos filhos estão inseridos e que exigiram uma maior habilidade de nossa parte para preservarmos seu bom desenvolvimento.

Exemplo dos meus filhos que não sabiam o que era um casal separado ou uma mãe solteira até pouco tempo atrás. Ou da mãe que ouviu sua filha de 4 anos dizer que ia casar com uma mulher gay. O outro queria ser bandido. Etc...

É dentro desse contexto que nós precisamos de sabedoria e habilidade para orientarmos, para instruirmos nossos filhos no caminho que nos parecer melhor.

As vezes cometemos o engano de deixarmos para orienta-los mais tarde por acharmos que eles são pequenos demais para entender, mas se não orientarmos, aparecerá alguém pra fazer isso e as vezes da pior maneira.

As vezes deixamos essas coisas pra depois porque acreditamos que a Escola é quem tem essa responsabilidade. Porém precisamos entender que a escola tem o seu papel de importância no desenvolvimento intelectual dos alunos, porém não é responsável pela totalidade dessa tarefa.

O Rei Salomão já dizia no texto que acabamos de ler acima que a responsabilidade de ensinar, instruir (treinar) o filho em qual o melhor caminho para seguir é responsabilidade de nós.

A instrução não apenas envolve a transmissão de valores morais teóricos mas, paralelamente a aprendizagem através do exemplo e do incentivo. (Ex. Pai que bebe; Pai que fuma)

Nós, que temos filhos, nunca queremos imaginar que nossos filhos ao chegar a idade adulta venham passar dificuldades ou necessidades. Todos nós gostaríamos de ver nossos filhos casados, estáveis familiarmente, economicamente, moralmente e socialmente, só que no mundo em que vivemos nos é exigido um plano que possa nos ajudar a levar os nossos filhos a alcançarem esse objetivo.

Quando falamos nisso não estamos dizendo que devemos escolher o que nossos filhos serão quando adultos; a questão vocacional é algo que eles tem que decidir; agora, criar circunstancias para que ele tenha condições de ser o melhor possível naquilo que ele escolher ser, isso cabe a nós!

O Rei Salomão no Livro de Eclesiastes diz o seguinte: 4: 9 Melhor é serem dois do que um, porque têm [melhor] paga do seu trabalho.

Precisamos entender que a formação de nossos filhos não depende apenas da responsabilidade da Escola, mas sim, de um conjunto de responsabilidades que, se forem corretamente aplicadas nos conduzirão a uma grande probabilidade de sucesso.

Três coisas queremos abordar acerca dessas responsabilidades:

1. O Papel dos Pais. A Maior responsabilidade no desenvolvimento da personalidade de nossos filhos (Caráter, atitudes morais e sociais) é responsabilidade dos pais. Existe até um provérbio popular que diz: “Quem pariu Mateus que embale!”

Nossos filhos serão aquilo que nós os treinarmos pra ser!

Levando em consideração as questões Morais, Emocionais, profissionais e espirituais.

É nossa responsabilidade como pais cuidarmos do bom desenvolvimento de nossos filhos nessas 4 áreas; o sucesso deles, em um percentual considerável, vai depender de nossa participação como pais nesse processo.

2. O Papel da Escola. Precisamos como pais entender que o sucesso de nossos filhos no aspecto intelectual não depende exclusivamente da escola visto que isso dependerá em parte do valor dado pelo aluno ao aprendizado, e isso ele não aprende na escola: APRENDE EM CASA!

Se este aspecto do desenvolvimento pessoal de nosso filho não for bem trabalhado, a Escola terá uma dificuldade muito grande de preparar nossos filhos para vencer na vida.

A escola tem papéis importantes nesse processo de desenvolvimento de nossos filhos:
· Ela é praticamente a primeira experiência social de nossos filhos fora do ambiente familiar;
· É a primeira oportunidade da criança conviver com diferenças;
· É o princípio do preparo intelectual necessário aos nossos filhos para que eles alcancem seus objetivos profissionais futuros.
· Desenvolvimento intelectual fraco é sinônimo de desempenho profissional fraco.


Algumas coisas que influenciam a resposta do aluno em relação à escola:


· a influência dos valores familiares no desempenho escolar;
· os sentimentos dos pais e mães em relação à escola;
· o relacionamento que as famílias das crianças com bom e fraco desempenho mantêm com a escola;

Eu acredito que essas crianças mantêm essa qualidade em sala de aula devido à motivação que vem de casa.

[Os motivos do bom desempenho estão] na educação delas de casa e na preocupação dos pais em relação ao desempenho delas, do crescimento pessoal delas.

Então eu vejo assim muito forte nelas aspectos positivos que vêm da família.

3. As Habilidades e Capacidades Naturais do aluno. Temos que observar o potencial existente em cada filho e explorarmos o seu potencial para o seu bem. Os temperamentos podem mudar sem afetar a capacidade de desenvolvimento e aprendizado.

· Uns são extrovertidos;
· Outros introvertidos;

Mas todos tem o mesmo potencial; todos podem chegar lá!

4. O Que temos que fazer:

a) Devemos fazer a nossa parte como pais;
b) Devemos reconhecer que a maior parcela de responsabilidade nesse processo é nossa;
c) Se algo der errada devemos assumir nossa parcela de culpa;
d) Devemos cuidar de nossos filhos;
e) Devemos participar de seu desenvolvimento, principalmente com a nossa presença física;
f) Devemos influenciá-los no desenvolvimento intelectual ensinando-os sobre a importância do aprendizado para sua vida futura;
g) Devemos ensina-los a respeitar seus professores;
h) Devemos faze-los crescer desejando um bom futuro para eles e os estimulando a querem sempre ser dos melhores naquilo que eles fazem.

Que Deus nos ajude!

Nenhum comentário: