quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A Graça e a Oração

A GRAÇA E A ORAÇÃO

Texto: Rom. 1:8-10

Quatro aspectos da oração:

A sua Mediação. 9 ... mediante Jesus Cristo...)

“... mediante Jesus Cristo...” (V.8)

MEDIANTE: me.di.an.te
adj. m. e f. Que medeia. Prep. Por meio de, com auxílio de, por intervenção de.


MEDIAÇÃO: me.dia.ção
s. f. 1. Ato ou efeito de mediar. 2. Intercessão. 4.
6. Rel. Catól. Interferência de Maria e dos santos junto a Deus e a Cristo, em favor dos homens.

MEDIADOR: me.dia.dor
(ô), adj. e s. m. 1. Que, ou o que intervém; medianeiro. 2. Árbitro. 3. Intercessor.

A nossa oração sempre deve ser feita tendo como base da nossa confiança de sua aceitação na OBRA DE CRISTO REALIZADA POR NÓS; e sua resposta positiva tendo por alicerce a SOBERANIA E A GRAÇA DE DEUS!

Paulo não acreditava que Deus daria ouvidos a sua oração só porque ele era o Apóstolo Paulo, mas sim, porque a liberdade de poder orar a Deus diretamente ele havia conquistado EM CRISTO, e a resposta de sua oração tinha também sua base neste aspecto.

Paulo já demonstrou que o Verbo eterno sempre foi e sempre será o mediador de todos os privilégios e graças do cristianismo, até mesmo no caso de expressões de ações de graças.

Jesus é a base de nossa aceitação por parte de Deus Pai. (ver Ef. 1:5,6) Ele é o mediador de todos quantos se achegam a Deus. (Ef. 2:18)


Quando vamos orar, em que nós confiamos para acreditar que Deus vai nos responder?

· Em nosso bom comportamento?

· Em nosso pagamento antecipado da benção com Jejuns, dízimos e ofertas e penitencias (votos)?

· Por causa da confiança que temos no poder da oração de irmã Mariquinha; ou do Pastor; ou de um ungidão que conhecemos?

NÃO, NÃO, NÃO! NOSSA CONFIANÇA DEVE ESTAR SEMPRE E COMPLETAMENTE EM CRISTO!

Mas, porque esse radicalismo? Porque Paulo ao orar pelos irmãos da igreja de Roma ele deixa isso bem claro, ou seja:

IRMÃOS, QUANDO EU ORAR POR VOCÊS E DEUS RESPONDER MINHA ORAÇÃO, NÃO ACHEM QUE É PORQUE EU SOU MELHOR QUE VOCÊS; OU TENHA MAIS FÉ; OU SEJA MAIS PRIVILEGIADO; OU TENHA MAIS PODER; OU SEJA MAIS BONITO OU MAIS SANTO: NÃO É POR NADA DISSO!

Mas é unicamente porque Jesus Cristo abriu as portas da presença de Deus pra mim ( cf. Rom 5:1-2) e me fez aceitável diante dele, e o Espírito Santo me ajudou a acertar na vontade de Deus para minha vida e para a vida de vocês naquele determinado momento.

POR ISSO IRMÃOS PEÇO-VOS ENCARECIDAMENTE QUE NÃO ME ATRIBUAM NENHUM MÉRITO ESPECIAL POR DEUS ME HAVER RESPONDIDO, POIS, A GLÓRIA FOI, É, E SEMPRE SERÁ DE DEUS!


A Sua Abrangência. ( ...incessantemente... por vós todos.)

“... por todos vós...”

Outra coisa maravilhosa é a preocupação do apóstolo com a saúde espiritual dos irmãos visto que ele sempre os tinha na lembrança sempre em suas orações como também o desejo de vê-los, visto que Paulo ainda não havia ido a Roma.

Quando praticamos a Oração, por quem ou pelo que nós oramos?

Infelizmente na maior parte do tempo, nossos momentos de oração limitam-se exclusivamente a satisfação de nossos desejos ou necessidades. Mas podemos observar que o apóstolo Paulo quando orava, suas petições transcendiam a esfera de suas necessidades pessoas, seu clamor ia muito mais além.

Segundo, Paulo conseguia ver coisas boas em meio a imperfeição da igreja ao ponto de dar graças a Deus pela igreja, pelos irmãos. Sete Epístolas de Paulo tem início com tais ações de graças; somente a apístola aos Gálatas não tem esta introdução.

Quantas vezes você já gastou momentos de oração agradecendo a Deus pela igreja imperfeita da qual você faz parte?

Quantas vezes você passou um tempo agradecendo a Deus pela vida de cada irmão, inclusive aquele que você as vezes não acha tão irmão assim?

A Igreja de Roma era imperfeita, mas Paulo dava graças a Deus por ela mesmo assim.

Quando dizemos que não sabemos orar muito tempo, não é porque não sabemos orar, mas, porque, na maioria das vezes não sabemos por quem orar além de nós mesmos.

Paulo além de apresentar suas petições a Deus, ele também orava por muitas outras coisas e muitas outras pessoas. Vejamos:

Rom. 1: 9 Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,

Ef. 1: 16 não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações,

1Tim. 2: 1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, [orações], intercessões, e ações de graças por todos os homens,

1Tim 2: 2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.

Ef. 6: 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,

Ef. 6: 19 e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,

Rom. 15: 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas [orações] por mim a Deus,


A Sua essência. ( ... a quem sirvo ...)

A diligência cuidadosa nesses três aspectos da vida fará com que o progresso na vida do obreiro seja notório a todos.
Vejamos estes três aspectos:
1. Com relação a Deus – O primeiro aspecto do nosso serviço ao Senhor que não devemos ser "vagarosos no cuidado" é com respeito ao nosso relacionamento pessoal com Deus.
Ex.: Lc. 2:37; At. 27:23: II Tm. 1:3 - O termo aqui no original é latreuo (no NT, prestar serviço religioso ou reverência, adorar desempenhar serviços religiosos, ofertar dons, adorar a Deus na observância dos ritos instituídos para sua adoração; dos sacerdotes, oficiar, cumprir o ofício sacro). É um termo ligado ao servo quanto à sua adoração a Deus.

Culto de Latria ? (grego: "latreuo") quer dizer adorar - É o culto reservado a Deus. A latria é o culto que se deve somente a Deus e consiste em reconhecer nele a Divindade, prestando uma homenagem absoluta e suprema, como criador e redentor dos homens. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos nós, etc

A RESPOSTA: Então, tendo respondido, disse Jesus: retira-te atrás de mim, Satanás. Pois está escrito: prostrar-te-ás ante o Senhor teu Deus e a Ele só servirás (8). Et respondens Iesus dixit illi scriptum est Dominum Deum tuum adorabis et illi soli servies. As citações de Mateus e Lucas são idênticas e não correspondem literalmente ao texto grego dos setenta. Ambos empregam dois verbos proskineou e latreuo, que significam prostrar-se em sinal de admitir a superioridade e oferecer obediência e adorar como Deus. Jesus claramente indica que o diabo não tem lugar em sua vida. Por isso a palavra final é upage, retira-te, vá embora. A resposta de Jesus é uma citação de DT 6, 13: Temerás o Senhor teu Deus e a ele adorarás [latreuseis] e a ele servirás [kolletheseis] e pelo seu nome jurarás. O advérbio mono [só] não pertence ao texto original, mas enfatiza o vínculo com o único Senhor de Israel. Jesus se mostra obediente até a morte como dirá Paulo (Fp 2,8). No simbolismo antes explicado, vemos o povo, representado por Jesus, dando uma resposta de obediência e culto ao único Senhor verdadeiro: teu Deus.

A palavra no grego para serviço é latreuo: oferta, trabalho sem recompensa.- Devemos servir com compromisso profundo do coração.- Não podemos substituir a adoração pelo trabalho.- Quando eu sou um adorador eu vou servir melhor, da maneira certa.- Adoração verdadeira é ter a consciência de que Jesus está presente; é um envolvimento com Ele – sem distrações (ex. Marta e Maria)HB. 3:17-19


O seu principal objetivo. ( ... pela vontade de Deus ...)

A Vontade de Deus deve ser o objetivo maior em minha vida de oração.

Mt. 6: 10 venha o teu reino, seja feita a tua [vontade], assim na terra como no céu;
Mt. 26: 42 Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua [vontade].
Atos 21: 14 E, como não se deixasse persuadir, dissemos: Faça-se a [vontade] do Senhor; e calamo-nos.
Rom. 1: 10 pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela [vontade] de Deus, se me ofereça boa ocasião para ir ter convosco.
Rom. 8: 27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a [vontade] de Deus, intercede pelos santos.
Rom. 15: 32 a fim de que, pela [vontade] de Deus, eu chegue até vós com alegria, e possa entre vós recobrar as forças.
1Tess. 5: 18 Em tudo dai graças; porque esta é a [vontade] de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Tg. 4: 13 E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. 14 No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. 15 Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
1Jo. 5: 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua [vontade], ele nos ouve.

Devemos levar sempre em consideração esses aspectos em nossa vida de oração para não cairmos no erro de nos gloriar nas respostas nem nos ensoberbecer ao pedirmos algo a Deus.

Nenhum comentário: