sábado, 25 de agosto de 2007

“A ENTREGA DOS DÍZIMOS E OFERTAS E A MENTALIDADE DE CAIM”

“A ENTREGA DOS DÍZIMOS E OFERTAS E A MENTALIDADE DE CAIM”

Gen.4:3-4 - 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,
5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou...

Quando penso na mentalidade evangélica em nossos dias, em grande parte, lembro-me de Caim e Abel. Porém, lembro-me mais de Caim, pois a sua postura, a sua atitude com relação aquilo que ele estava ofertando para o Senhor é muito parecida com a atitude da maioria dos crentes em nossa era. Na verdade, Caim e Abel no que diz respeito a atitude no momento de ofertar, apresentam características totalmente distintas. Uma delas é a compreensão clara do valor e da importância deste ato. Abel compreendeu bem, mas Caim não. Infelizmente é a atitude de Caim que tem prevalecido em nossos dias.
No texto de Gen.2:3 há uma frase que demonstra isso: “...ao cabo de dias...”. Alguns intérpretes das Escrituras definem esta expressão como: “no final da colheita”, dando a entender que Caim ao levar sua oferta ao Senhor ele simplesmente levou o que sobrou do fruto de seu trabalho.
O que isso tem a ver com a mentalidade da Igreja hoje no que diz respeito a entrega dos dízimos e ofertas: 1º É que a maioria dos crentes não compreenderam a importância e o valor deste ato; 2º É a mentalidade de dar a Deus “o que sobrar” ou pior, “se sobrar”. Infelizmente, a segunda é a mais utilizada; conseqüência disso: as pessoas se tornam infiéis ao Senhor nesse aspecto. Enquanto a mentalidade não mudar, a atitude também não.
É muito difícil vê um crente que ao pensar em comprar determinado bem, não levar em consideração em seu orçamento os 10% do seu salário que não lhe pertence. Normalmente ele gasta, e quando vê que gastou demais, não sente nenhuma culpa em roubar aquilo que não é seu: Ele não sente nenhuma culpa em roubar de Deus! (cf.Ml.3:8-9 – “8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais,”)
O pior de tudo é que, mesmo fazendo isso, a insensibilidade e ignorância espiritual dessas pessoas as fazem acreditar que Deus vai abençoá-las independentemente de seu crime e infidelidade.
Vejamos o que a Bíblia diz acerca de como Deus recebeu a oferta de Caim: “5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou.”
Portanto, se temos a mentalidade de Caim dominando a nossa prática de ofertar ao Senhor, precisamos urgentemente lançá-la para longe de nós afim de nos tornarmos passiveis de sermos alcançados pela bênção de Deus nesta área de nossas vidas.
DEUS NÃO PRECISA DE SUA ESMOLA, MAS ELE EXIGE SUA OBEDIÊNCIA!

Nenhum comentário: