quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A Graça - A Importância das Obras na Vida do Cristão

A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS NA VIDA DO CRISTÃO

Quando falamos sobre a Graça de Deus e sua relação para com as obras humanas, descobrimos que, existe uma grande dificuldade das pessoas conciliarem estas duas verdades.
Normalmente, a primeira impressão das pessoas é que a graça transforma a obra numa coisa sem importância; só que isso é uma dos maiores erros cometidos pelo ser humano, tantos os que estão fora, quanto os que estão dentro da igreja.
Este tipo de colocação é fruto de uma profunda ignorância acerca da Graça de Deus e seus Benefícios.
Porque então as obras são importantes na vida do cristão?

Por causa da glória de Deus. 1Cor.10:31 diz: “Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, tudo seja feito para a glória de Deus.” Mat.5:16 diz: “ Assim brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus.” Se queremos que o nome de Deus seja glorificado e se queremos ser luz, as obras são o sinal de identificação.
Por sermos cidadãos do Reino de Deus. Ef.4:1 diz: “1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” Fp.1:27 diz: “27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho;” Heb.12:14 diz: “14 Segui a paz com todos, e a [santificação], sem a qual ninguém verá o Senhor,”. Ef.2:10 diz: “10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.”
Por causa da retribuição de Deus. Salvação é pela graça; Julgamento é pelas obras. Apesar de salvos teremos que dar conta daquilo que fazemos, mesmo esta prestação de contas não afetar em nada, absolutamente nada nossa salvação. A retribuição das obras do crente será aplicada em duas esperas: A Terrena, e a eterna.
A retribuição terrena. Heb.12:6-10 diz: “6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. 7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos? 10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
A retribuição eterna. 2Cor.5:10 diz: “10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.” Esse julgamento não é condenatório mas para premiação: É o momento dos salvos receberem seu galardão. O tamanho de nosso galardão será reflexo daquilo que fizemos para o reino de Deus aqui na terra.

Logo, podemos observar o quanto as obras são importantes na vida do crente, mesmo sendo o mesmo salvo pela graça.

Nenhum comentário: