sábado, 11 de agosto de 2007

A BÍBLIA: A Palavra de Deus"

A BÍBLIA – A Palavra de Deus!

Texto: Jo. 17:17b

Falar da Bíblia como Palavra de Deus para crentes parece algo irrelevante. Todo crente sabe disso. Aliás, quase todo mundo sabe disso.

Se fizessemos uma pesquisa na rua Duque de Caxias, no centro da cidade, com uma única pergunta: O QUE É A BÍBLIA? Certamente talvez 99,9% dos entrevistados respondessem que a Bíblia é a Palavra de Deus.

Aqui é que reside o problema real que pode muitas vezes, consciente ou inconsciente, afetar a nossa vida e consequentemente o nosso relacionamento com a Palavra de Deus.

O fato de a Bíblia como Palavra de Deus Ter se tornado um conceito popular tem feito com que muitas pessoas tratem a Bíblia como um livro como outro qualquer e isso é contrário ao propósito para o qual ela nos foi dada.

Como disse Walter Herincksen: “ A Bíblia não nos foi dada para sermos espertos como Satanás, mas santos como Deus!

Não somente isso, mas ainda somos influenciados pôr outros conceitos, tais como:

1. Conceitos pós-modernistas
2. Conceitos hedonistas
3. Conceitos humanistas
4. Conceitos gnosticistas

Quase todos ou praticamente todos esses conceitos visam eliminar de nossa mente a idéia de que existe uma verdade, um padrão, uma norma a que todos os seres humanos devem se submeter se realmente quiserem viver o padrão de vida para o qual eles foram criados.

A influêrncia que sofremos pelos conceitos ditos anteriormente podem nos fazer olhar para a Bíblia com a mesma autoridade com que nós lemos um jornal, uma revista, um livro secular.


Quando nós lemos este texto, vemos Jesus pouco tempo antes de se entregar para a prisão, enquanto estava reunido com os seus discípulos passando-lhes as ultimas instruções, ele faz esta oração, conhecida como roação sacerdotal, na qual ele revela princípios de suma importância para vossa vida cristã. Porém, creio eu que, a aplicabilidade dos demais princípios dependem da nossa postura para com este princípio contido no texto que queremos expor. Princípio este que pode ser resumido numa frase bastante conhecida, mas muitas vezes mal entendida:

A BÍBLIA É A NOSSA ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA

Quais os fatores contidos neste texto que nos levam a afirmar esta verdade?

1º A MENSÁGEM CONTIDA NESTE LIVRO É A PALAVRA DE DEUS!

“ ... A Tua Palavra ...”

Não é a palavra de Paulo, de Pedro, de João, de Isaias, de Davi, de Moisés, de Daniel, ... Não é a Palavra de homem algum.

Os escritores foram homens que foram usados pôr Deus, inspirados pelo espírito Santo para redigirem aquilo que Deus quis revelar ao homem.

Paulo, em 2Tm 3:16 diz: “ Toda escritura é inspirada pôr Deus ...” ( literalmente: é dada pelo sopro de Deus)

Pedro, em 2Pe 1:21 diz: “ Mas homens santos de Deus, falaram inspirados pelo Espírito Santo”.

A inspiração é a influência sobrenatural do Espírito Santo sobre a mente humana, pela qual profetas, apóstolos, e escritores sacros foram habilitados para exporem a verdade divina sem nenhuma mistura de erro.

Quando olhamos para a Palavra de Deus, devemos levar em consideração três coisas:

a) Ela nos revela o que Deus fez , faz e fará
b) Nos revela quem Deus é
c) E, nos revela o que Ele quer.

Para entendermos o que Ele quer temos que entender o que Ele é.

I. Se Ele é santo, Quer que sejamos santos
II. Se Ele é amor, quer que amemos da mesma forma
III. Se Ele é misericordioso, também quer que sejamos misericordiosos
IV. Se Ele perdoa, quer que nós perdoemos, Etc.

Temos que entender que, quando lemos a Bíblia, não estamos conhecendo o que Deus:

O QUE DEUS GOSTARIA QUE FIZESSEMOS
O QUE DEUS DESEJA QUE NÓS FAÇAMOS
O QUE SERIA MUITO BOM SE NÓS FIZESSEMOS
NÃO!

O que temos diante de nós é um padrão absoluto de princípios aos quais nós devemos nos submeter inquestionavelmente, não podemos escolher se queremos ou não nos submeter se realmente somos filhos de Deus.

Jesus disse em Mt 16:24 “ Se alguém quiser vir após mm ...” eu quis. Então o que sobrou foi: “ ... negue~se a si mesmo ...”

Quanto aquilo que Deus quer não existem pwedidos voluntários, existem ordens que devem ser obedecidas.

Ela é a Palavra de Deus e Deus é exigente!

2º A MENSAGEM CONTIDA NESTE LIVRO É A ÚNICA VERDADE ABSOLUTA A QUE SE PROPÕE.

“ ... é a verdade ...”


Em primeiro lugar, quero explicar a expressão: “a que se propõe”.

A Bíblia não nos ensina a construir um automóvel; ou a fazer uma macarronada; ou como fundar uma escola; etc. Nessas coisas podemos aceitar outras verdades. Porém no que concerne aos princípios e ensinos contidos nela, ELA É A VERDADE ABSOLUTA!

· NÃO É UMA ...
· NEM ALGUMA ...
· OU OUTRA VERDADE
· MAS, A VERDADE ABSOLUTA!!!!
Se olharmos para a Bíblia desta forma, certamente estaremos livres de uma série de embaraços e crises a que alguns cristãos se submetem.

a) A filha de um pastor que ao entrar na universidade descobriu que a evolução é o ensino sobre a origem do homem mais coerente. Porém, o que realmente ela descobriu foi que ela não cria na Palavra de Deus. ( Influência Neo-Modernista.)
b) Uma pessoa que estava numa reunião de oração onde houve uma profecia ministerial que não se cumpriu. (Influência gnóstica)
c) Igreja que não quis apresentar uma peça evangelística com mêdo dos visitantes descrentes se magoassem e não voltassem mais para o culto. (Influência Humanista e hedonista)


Qualquer ensino que tente mostrar que a Bíblia está errada deve ser ignorado, abominado.

Talvez voçê pense: Mas pastor, nós temos que examinar tudo para vermos se está certo ou errado. Devemos examinar tudo, isso é corretíssimo. Agora, quando esse tudo tenta provar que a Bíblia não é a Palavra de Deus e a verdade absoluta a que se propõe, deve ser automaticamente rejeitado. Porque se eu o for examinar estou demonstrando que a Bíblia para mm é uma verdade qualquer.

CONCLUINDO: Ainda que apareçam 10, 100, 1.000, 1.000.000, 1.000.000.000 de ensinos que tentem provar que a Bíblia não é o que é, ELA CONTINUARÁ SENDO A VERDADE, CONTINUARÁ SENDO A PALAVRADE DEUS!

Nenhum comentário: