quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A ALMA CATÓLICA DOS EVANGÉLICOS

ROMANOS 12:1-2 – “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

CULTO DE DOMINGO É O ESPECIAL E OBRIGATÓRIO; (Atos 2: 46 “E, perseverando unânimes todos os dias no [templo], e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,”; Rm.12:2)

O TEMPLO É O LUGAR DE ENCONTRAR COM DEUS; (Atos 7: 48 mas o Altíssimo não habita em [templos] feitos por mãos de homens, como diz o profeta:; 17: 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em [templos] feitos por mãos de homens;) O templo é o lugar que nós consagramos ou separamos para cultuar a Deus, não exite nada de espiritual nele: é tijolo, massa,ferro,telha, madeira, etc.

A IGREJA É A INSTITUIÇÃO OU O TEMPLO; (Mt.16:18 - “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” 1e2Tess.1:1 “Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo:”; Gal.1:22 “e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:”; 2Cor.1:1 “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia:”; etc.)

A CEIA (EUCARISTIA) É O CULTO PRINCIPAL; (Transubstanciação - Foi Stº Tomás de Aquino que, com sua escolástica, idealizou a doutrina da Transubstanciação, segundo a qual as substâncias do pão e do vinho, depois de consagrados, deixam de existir, ficando apenas os acidentes das substâncias (forma, peso, cor, sabor, cheiro etc.), as quais se transformariam nas substâncias do corpo e sangue reais de Jesus.; Definição de Transubstanciação s.f. Teologia cat. Mudança de substância do pão e do vinho na do corpo e do sangue de Jesus Cristo, na Eucaristia. (É um dogma definido no concílio de Trento.) Consubstanciação - Teólogos do Concílio de Trento (1545 a 1563) tentaram instituir a Consubstanciação, ou seja, a existência somente metafísica (espiritual) do corpo e do sangue de Jesus ao lado do pão e do vinho consagrados, mas eles não o conseguiram.; Memorial – A ceia foi instituída com um fim espiritual didático com o fim de lembrar continuamente os cristãos da obra realizada por Cristo na Cruz em favor deles, e do benefício eterno que esta obra trouxe para os mesmos.) (1Cor.11:26 – “Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.”)


O BATISMO É O MOMENTO ONDE RECEBEMOS PODER ESPIRITUAL PARA SERMOS MAIS COMPROMETIDOS; (Batismo é um sinal, é uma conseqüência e não a causa de algum benefício espiritual. Mt.28:19 – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”) Talvez por influencia de uma má interpretação do batismo de Jesus. Aquele acontecimento tinha um propósito definido, e não era para conceder o espírito Santo a Jesus, nem tão pouco batiza-lo com o E. S. como alguns erroneamente afirmam; mas como um sinal para João Batista de que o seu ministério havia chegado ao fim. (João 1:29-33 - 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 este é aquele de quem eu disse: Depois de mim vem um varão que passou adiante de mim, porque antes de mim ele já existia. 31 Eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, é que vim batizando em água. 32 E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. 33 Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo.

PASTORES OU LÍDERES SÃO MAIS ESPIRITUAIS QUE OS DEMAIS CRENTES. Sistema autoritarista, ditatorial. (Tem um que manda – Ex. Igreja em jampa: “aqui quem manda sou eu!) A palavra predileta desses líderes é “Rebelde” para todos aqueles que não se submetem cegamente aos seus ditames. (Lc.20: 46 “Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas, e gostam das saudações nas praças, dos primeiros assentos nas sinagogas, e dos primeiros lugares nos banquetes;”)

Apóstolos, Bispos são bem vindos....

Existem pessoas dentro da igreja que nasceram com a síndrome de Hitler, ou como disse Caio Fábio, Com a Síndrome de Lúcifer: Quer estar assentado no lugar e na posição mais alta. Isso é uma doença, é uma perversão, é um erro bárbaro. (1Pe.5: 2 “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;”)

No reino de Deus não é imposição, mas, influência, Contágio, Atração: Eu quero imitar a vida do meu líder; etc. (1Cor.4: 16 Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores.; 1Cor.11: 1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.”; Fp.3: 17 “Irmãos, sede meus [imitadores], e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;”; etc.

Por outro lado o povo quer alguém para responsabilizar pelos erros e fracassos que ocorrem na vida da igreja. É a síndrome de Adão e Eva: O culpado sempre é outro, ou seja, O culpado sempre é o pastor!


O PASTOR É O MEDIADOR DAS BENÇÃOS DE DEUS PARA MINHA VIDA; (1Tim.2:5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,”; 1Pe.2:9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”)


O PASTOR E OS LÍDERES SÃO MAIS PODEROSOS EM SUAS ORAÇÕES DO QUE EU; Os Super-gospels; as Mulheres Gospel-Maravilhas; as Meninas Super-Gospels (Para líderes é dado uma função; para o corpo são distribuídos Dons - Ef.4:11-12 - E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;; 1Cor.12: 1 Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.2 Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados.3 Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.). Não toque nos ungidos de Deus e nem fale mal deles! (Tg.4: 11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.


O PÚLPITO COMO O LUGAR MAIS SANTO; (1Cor.3:16 “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?”; 6:19 “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”)


SÓ PODE SUBIR NO PULPITO PREPARADO OU COM UNÇÃO; Só quem faz parte da casta dos vocatios-dei: dos Ungidões. Só que devemos nos lembrar de que, quem não tem unção ainda que faça parte do rol de membros de uma igreja evangélica, tome a ceia e diga que crê em Jesus, esse tal vai queimar no fogo do inferno se morrer nessa situação! 1João 2:20,27 – “20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. 27 E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.”; 1Cor.2: 12 “Ora, nós não temos recebido o [espírito] do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;”


O CLAMOR ANTI-DÍZIMO (os membros gostariam de dar esmolas) não vemos em todo o Novo Testamento nenhum tipo de problema levantado dentro da igreja por causa dos dízimos ou ofertas. Temos unicamente o episódio particular de Ananias e Safira que foram mortos por Deus por mentirem quanto ao valor exato da oferta.
"O QUINTO PRECEITO ("Contribuir para as despesas do culto e para a sustentação do clero segundo os legítimos usos e costumes e as determinações da Igreja"), aponta aos fiéis a obrigação de, conforme as suas possibilidades, "prover às necessidades da Igreja, de forma que ela possa dispor do necessário para o culto divino, para as obras apostólicas e de caridade e para a honesta sustentação dos seus ministros" (Editora Gráfica de Coimbra, Tradução do Texto Latino Oficial; destaques propositais).
Este dispositivo dá à oferenda uma dimensão não mais limitada seja na quantidade, seja nos usos e costumes. Sua dinâmica obrigatória é conforme a consciência eclesial de cada fiel e a equação: "conforme as possibilidades de cada fiel e conforme as necessidades da Igreja". As "necessidades da Igreja" são dimensionadas genericamente em o "necessário para o culto divino, para as obras apostólicas e de caridade e para a honesta sustentação dos seus ministros". Com isto, abre os mais amplos horizontes e com dinâmicas expressões, que escapam ao então ultrapassado e impróprio termo "dízimo", a "décima parte". Necessariamente se impõe um novo nome e mais apropriado: usaremos aqui OFERENDAS

PASTOR NÃO PODE SER RICO E NEM PODE GANHAR BEM. ( ;1Tim.5: 17-18 “Os anciãos que [governam] bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. 18 Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu [salário].”; 1Cor.11: 8 Outras igrejas despojei, recebendo delas [salário], para vos servir; Fp.4: 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que [recebi] de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. – Paulo em nenhum momento reclamos da grande oferta que os irmãos de Filipos lhe enviaram: ele a recebeu como do Senhor.

SÓ TENHO SALVAÇÃO SE ESTIVER NA IGREJA; SALVAÇÃO SÓ NA IGREJA CATÓLICA, DIZ OS PAPAS
Apesar de Pedro que dizem ter sido o primeiro papa afirmar que fora de Jesus não há salvação[Atos 4:12], os supostos sucessores de São Pedro afirmam exatamente o contrário. Passando por cima da autoridade do próprio apóstolo, os papas através de seus concílios, bulas e encíclicas afirmaram durante toda a história do catolicismo que fora de sua igreja não havia salvação. Vejamos as declarações heréticas de alguns deles contidas num site católico do qual foi extraído o artigo logo abaixo:
"Papa Inocêncio III (1198-1216): "De coração cremos e com a boca confessamos uma só Igreja, que não de hereges, só a Santa, Romana, Católica e Apostólica, fora da qual cremos que ninguém se salva".
IV Concílio de Latrão (1215), infalível, Canon I: "...Há apenas uma Igreja universal dos fiéis, fora da qual absolutamente ninguém é salvo...". Canon III: "Nós excomungamos e anatematizamos toda heresia erguida contra a santa, ortodoxa e Católica fé sobre a qual nós, acima, explanamos...".
Papa Bonifácio VIII (1294-1303): "Por apego da fé, estamos obrigados a crer e manter que há uma só e Santa Igreja Católica e a mesma apostólica e nós firmemente cremos e simplemente a confessamos e fora dela não há salvação nem perdão dos pecados (...) Romano Pontífice, o declaramos, o decidimos, definimos e pronunciamos como de toda necessidade de salvação para toda criatura humana.
Concílio de Florença (1438-1445): "Firmemente crê, professa e predica que ninguém que não esteja dentro da Igreja Católica, não somente os pagãos, mas também, judeus, os hereges e os cismáticos, não poderão participar da vida eterna e irão para o fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos, a não ser que antes de sua morte se unirem a Ela(...).
O Concílio infalível de Trento (1545-1563) além de condenar e excomungar os protestantes, reiterou tudo o que os Concílios anteriores declararam, e ainda proferiu : "... nossa fé católica, sem a qual é impossível agradar a Deus..."
Papa Pio IV (1559-1565), um dos papas do Concílio de Trento: "... Esta verdadeira fé católica, fora da qual ninguém pode se salvar..." (Profissão de fé da Bula "Iniunctum nobis" de 1564)
Papa Benedito IV (1740-1758): "Esta fé da Igreja Católica, fora da qual ninguém pode se salvar...".
Papa Gregório XVI (1831-1846), Mirari Vos: "Outra causa que tem acarretado muitos dos males que afligem a Igreja é o indiferentismo, ou seja, aquela perversa teoria espalhada por toda a parte, graças aos enganos dos ímpios e que ensina poder-se conseguir a vida eterna em qualquer religião, contanto que se amolde à norma do reto e honesto. Podeis com facilidade, patentear à vossa grei esse erro tão execrável, dizendo o Apóstolo que há um só Deus, uma só fé e um só batismo (Ef. 4,5): entendam, portanto os que pensam poder-se ir de todas as partes ao Porto da Salvação que, segundo a sentença do Salvador, eles estão contra Cristo, já que não estão com Cristo(Luc. 11,23) e os que não colhem com Cristo dispersam miseravelmente, pelo que perecerão infalivelmente os que não tiverem a fé católica e não a guardarem íntegra e sem mancha(Simb. Sancti Athanasii).(...) Desta fonte lodosa do indiferentismo promana aquela sentença absurda e errônea, digo melhor disparate, que afirma e que defende a liberdade de consciência. Esse erro corrupto que abre alas, escudado na imoderada liberdade de opiniões que, para confusão das coisas sagradas e civis, se estende por toda parte, chegando a imprudência de alguém asseverar que dela resulta grande proveito para a causa da religião. Que morte pior há para a alma do que a liberdade do erro?, dizia Santo Agostinho (Ep. 166)".

"Catecismo da Doutrina Cristã", voz infalível do ensinamento dos Papas e dos Concílios:
149- Que é a Igreja Católica?
A Igreja Católica é a sociedade ou reunião de todas as pessoas batizadas que, vivendo na terra, professam a mesma fé e a mesma lei de Cristo, participam dos mesmos sacramentos, e obedecem aos legítimos Pastores, principalmente ao Romano Pontífice.
153- Então não pertencem à Igreja de Jesus Cristo as sociedades de pessoas batizadas que não reconhecem o Romano Pontifice por seu chefe?
Todos os que não reconhecem o Romano Pontifice por seu chefe , não pertencem à Igreja de Jesus Cristo.
156- Não poderia haver mais de uma Igreja?
Não pode haver mais de uma Igreja, porque, assim com há um só Deus, uma só fé e um só Batismo, assim também não há nem pode haver senão uma só Igreja verdadeira.
168- Pode alguém salvar-se fora da Igreja Católica, Apostólica, Romana?
Não. Fora da Igreja Católica, Apostólica, Romana, ninguém pode salvar-se, como ninguém pôde salvar-se do dilúvio fora da arca de Noé, que era figura desta Igreja.


DUALISMO DO SACRO E DO PROFANO. ( fazer um jantar no templo para alguns é pecado) a vocátio e a vocátio-dei, o espiritual e o secular, o sacro e o profano. (ex. vardo: não coloque Deus nesse negócio)


NECESSIDADE DE SUPER-SANTOS PARA IDOLATRAR;


LUGARES MAIS ESPIRITUAIS PARA SE BUSCAR A DEUS. Oração no monte; no vale; na caverna; em Israel; no Sinai; é na Igreja tal; é no culto da casa da irmã mariquinha; etc. João 4: 19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.


CULTO AS RELÍQUIAS. (vassoura ungida, rosa, Arruda, sal grosso, água benta, , copo d”água, manto de Cristo, Cruz vazada, etc.) Os objetos são usados como pontos de contato para despertar a fé dos “crédulos”

DISCIPLINA É SINÔNIMO DE CASTIGO. Somente pecados sexuais são realmente graves – A distinção entre pecados mortais e veniais feita pelo catolicismo romano vem permeando a ética brasileira há séculos. Segundo essa distinção, pecados considerados mortais privam a alma da graça salvadora e a condenam ao inferno, enquanto que os veniais, como o nome já indica, são mais leves e merecem somente castigos temporais.

A nossa cultura se encarregou de preencher as listas dos mortais e dos veniais. Dessa forma, enquanto se pode aceitar a “mentirinha”, o jeitinho, o tirar vantagem, a maledicência, etc., o adultério se tornou imperdoável.

Lula foi reeleito cercado de acusações de corrupção. Mas, se tivesse ocorrido uma denúncia de escândalo sexual, tenho dúvidas de que teria sido reeleito ou de que teria sido reeleito por uma margem tão grande. Nas igrejas evangélicas – onde se sabe pela Bíblia que todo pecado é odioso e que quem guarda toda a lei de Deus e quebra um só mandamento é culpado de todos – é raro que alguém seja disciplinado, corrigido, admoestado, destituído ou despojado por pecados como mentira, preguiça, orgulho, vaidade, maledicência, entre outros. As disciplinas eclesiásticas acontecem via de regra por pecados de natureza sexual, como adultério, prostituição, fornicação, adição à pornografia, homossexualismo, etc., embora até mesmo esses estão sendo cada vez mais aceitáveis aos olhos evangélicos. Mais um resquício de catolicismo na alma dos evangélicos? O que é mais surpreendente é que os evangélicos no Brasil estão entre os mais anticatólicos do mundo.

Só para ilustrar (e sem entrar no mérito dessa polêmica), o Brasil é um dos países onde convertidos do catolicismo são rebatizados nas igrejas evangélicas. O anticatolicismo brasileiro, todavia, se concentrou apenas na questão das imagens e de Maria e em questões éticas como não fumar, não beber e não dançar. Não foi e
não é profundo o suficiente para fazer uma crítica mais completa de outros pontos que, por anos, vêm moldando a mentalidade do brasileiro, como mencionei acima. Além de uma conversão dos ídolos e de Maria a Cristo, os brasileiros evangélicos precisam de conversão na mentalidade, na maneira de ver o mundo.

Temos de trazer cativo a Cristo todo pensamento, e não somente os nossos pecados. Nossa cosmovisão precisa também de conversão (2 Co 10.4-5).

Quando vejo o retorno de grandes massas ditas evangélicas às práticas medievais católicas de usar no culto a Deus objetos ungidos e consagrados, procurando para si bispos e apóstolos, imersas em práticas supersticiosas, me pergunto se, ao final das contas, o neopentecostalismo brasileiro não é, na verdade, um filho da Igreja Católica medieval, uma forma de neocatolicismo tardio que surge e cresce em nosso país, onde até os evangélicos têm alma católica.


O Tratamento da MULHER COMO ALGUÉM INDÍGNA, INFERIOR E INCAPAZ DE PARTICIPAR DA OBRA.. Em algumas igrejas as mulheres são tratadas como cidadãos de 2ª categoria. Até nas igrejas evangélicas o salário dos homens é superior ao das mulheres.
No século 13, São Tomás de Aquino, isso está documentado no site do Vaticano, ele declarou: “A mulher, ainda que tenha alma, é um ser limitado e defeituoso...portanto os filhos deverão amar mais a seu pai...”