quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

OS ASPECTOS DA SALVAÇÃO

Texto: Rom.3:24

Basicamente, em termos de religião, só existem duas confissões de fé evidentes. Apesar de haverem várias diferenças quanto a diversidade de postulados, no que concerne a doutrina da salvação somente existem dois pontos totalmente divergentes: O primeiro, é o que é defendido por praticamente todas as demais religiões do mundo excetuando a nossa o qual é o da salvação meritória ou que leva em consideração as obras humanas. Em segundo lugar estamos nós e sós. Somos o único grupo que defende a doutrina da salvação pela graça, ainda que existam grupos denominados evangélicos que não aceitam muito bem esta idéia, porém, querem ainda assim ser reconhecidos como tal.

Porém, quando analizamos as Escrituras e o que ela ensina sobre salvação, automaticamente devemos desconsiderar qualquer tipo de ensino a respeito de salvação que a condicione a qualquer tipo de obra que eu faça ou deixe de fazer. Paulo chama o evangelho que condiciona a salvação às obras humanas de maldito, pois, a nossa salvação depende exclusivamente da obediência e expiação substituta efetuada por Jesus por nós e em nosso lugar.

Quais os três aspectos da salvação que podemos ver nesse textos que nos fazem rejeitar qualquer tipo de ensino sobre salvação que a condicione a prática de obras humanas?

1. A salvação é um ato de absolvição plena e completa.
" ... Sendo justificados ..."

Ao contrário da perspectiva judaica que buscava nos méritos humanos uma forma de ser declarado justo por Deus nodia do juízo final, Paulo descobre no evangelho que o homem não precisa esperar até o dia do juízo para saber se está justificado ou não. No Evangelho ou segundo ele, Deus declara o homem justo no início do percurso e não no fim dele.. Se declaro justo no início do percurso não pode fazê-lo com base nas obras, mas sim, como um ato da livre graça, no qual Ele perdoa todos os nossos pecados e nos aceita como justos diante de si
.
2. Nos é concedida sem que nós tenhamos que fazer nada para recebê-la.
" ... gratuitamente ..."

Diz respeito ao fato de que, pela minha fraqueza, jamais poderia alcançar as exigências feitas pela justiça e lei de Deus, Ele estabeleceu um plano que, ao ser aplicado a minha vida não me exigiria nada, absolutamente nada como pagamento; se Ele assim o fizesse, Seu plano seria frustrado e Ele demonstraria que não era um Deus Sábio. Porém, como isso não pode acontecer então a recebemos por um ato de fé que também é um presente gratuíto da parte do nosso Deus.

3. Ela é recebida sem que haja em nós nenhum tipo de mérito que Deus possa Ter levado em consideração para nos eleger.
" ... pela sua graça ..."

Graça significa: favor imerecido. Deus, na plicação de Sua salvação Ele não nos concede aquilo que merecemos (Ira, Juízo), mas aquilo que precisamos e isso sem levar em consideração o nosso estado. (Rom.1:16)

4. Ela é definitiva pois trata da retirada aos olhos de Deus de tudo aquilo que me tornava ofensivo a Ele e consequentemente merecedor de Sua Ira.
" ... pela redenção que há em Cristo Jesus ... "

Redenção diz respeito a Compra, resgate, pagamento, ou seja, tudo que precisava ser feito para que as exigências da justiça e da lei de Deus fossem satisfeitas, Cristo fez em nosso lugar.
· Obedeceu totalmente a lei
· Recebeu sobre sí todo o juízo que me estava proposto.

Daí, se Ele obedeceu tudo e recebeu todo o castigo; eu nele, aos olhos de Deus jaá obedeci tudo e já paguei a pena que devia pagar e por isso estou totalmente e definitivamente absolvido.