quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

EXPERIMENTANDO A BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL VONTADE DE DEUS NO LAR

Romanos 12:1-2

Pensar neste tema exige de nós como família, como casal, algumas atitudes que vão nos ajudar no alcance de nosso alvo.

1º Estar disposto a encarar o desafio sem esmorecer ou desistir. (... rogo-vos irmãos...)
Obs: Brincadeira da prenda.

O apóstolo Paulo diz que casamento não é um conto de fadas, mas um caminho de lutas que vai exigir dos cônjuges paciência para que o mesmo se ajuste.

(1Cor. 7: 28 Mas, se te casares, não pecaste; e, se a virgem se casar, não pecou. Todavia estes padecerão tribulação na carne e eu quisera poupar-vos.)

2º O Desafio de enquadrar nossa vida conjugal e familiar sobre o alicerce da Palavra de Deus. (... pela renovação de ... mente...)

Todo criador de determinado produto ao colocar seu produto a disposição do consumidor, juntamente com o produto ele tem o cuidado de enviar o manual de instruções para que o usuário de seu produto saiba como usufruir o máximo de benefício possível.

Deus, que criou o casamento (cf. Gn. 2:24), nos deu também o manual de instruções com princípios que vão nos ajudar a experimentar os benefícios do mesmo, ainda que saibamos que tribulações virão.

3º Uma mudança de mente através da rejeição da cosmovisão moderna do casamento.

· Casamento é a união de duas pessoas, não necessariamente de sexos oposto, e sem necessidade direta de algum compromisso legal ou religioso, tendo como, quase único alicerce, as conveniências e a satisfação de desejos pessoais sem um planejamento a longo prazo.
· É apenas uma experiência;
· É uma tentativa descomprometida;
· É uma união sem objetivos firmes; sem propósitos definidos;
· É uma união com referenciais falíveis: Novelas; atores; gente famosa; etc.
· É uma união sem padrões fixos e rígidos: tudo pode!

4º Uma mudança de mente através da rejeição das concepções ocidentais acerca do amor.

· Amor é um sentimento que acontece inesperadamente dominando totalmente o indivíduo, tornando-o escravo da situação até o momento em que o amor, com a mesma rapidez com que surgiu, vá se esvaindo quando a relação enfrenta problemas ou cai na rotina.

· Amor não é fruto de uma explosão de sentimento repentina que submete a pessoa a escravidão do desejo de conquistar e possuir o objeto desse sentimento. (E.g. Amor a primeira vista)

· Amor é uma decisão firme da vontade!
· Quem ama tem compromisso.
· Quem ama não larga no meio do caminho, não abandona.
· Quem ama ajuda, cuida, protege nos momentos difíceis.
· Colossences 3:14 E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o [vínculo] da perfeição

· (Brincadeira do abraço: um casal abraçado e várias mulheres tentando separar os dois)

5º Uma mudança de mente através de uma rejeição do modelo de família abraçado pela sociedade que é influenciada e manipulada pela mídia e não pela Palavra de Deus.

O modelo moderno é anti-padrão, ou seja, tem que ser diferente do formal:

· Casamento com cônjuges morando cada qual em sua casa;
· cada um com sua vida;
· tendo uma única coisa em comum: O Sexo.
· Não tendo necessariamente necessidade de fidelidade desde que ambos se cuidem.
· Total antagonismo a ter filhos, em alguns casos.
· Casamento oficial de pessoas do mesmo sexo.
· Isso é contrário a expectativa de Gênesis 1:27-28 e 2:18 e 24 (ler)


6º Uma mudança de mente através de uma reestruturação de conceitos e práticas no âmbito da administração familiar. (O papel de cada indivíduo nesta célula chamada de família (Marido, esposa, filhos)

Casamento é uma estrutura que possui uma hierarquia e organização definida. Para funcionar bem cada membro deve assumir o seu papel e o seu lugar. Se isso não for respeitado certamente que tribulações virão.

Paulo escrevendo aos Efésios fala sobre essa hierarquia: Ef. 5:22-23,25 - 22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

7º Uma mudança de mente através de um amadurecimento do casal no que diz respeito a sua intimidade pessoal, emocional, sentimental e sexual.