quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Fugindo da Apostasia

Texto: 2Tm 4:1

Um dos maiores problemas que enfrentamos em nossos dias quando falamos neste assunto, é a má compreensão das pessoas a respeito do que significa o pecado ou o que são pecados dentro de uma perspectiva puramente bíblica.

Comumente esta acusação quando é feita a alguém ou a um grupo, os atos que são levados em consideração estão mais relacionados as doutrinas puramente humanas inseridas na igreja, do que a uma postura pecaminosa que é claramente identificada nas Escrituras.

Apostasia hoje, para alguns, é sinal de:

· Prática de lazer;
· Uso de determinados tipos de roupas;
· Cuidado com a aparência pessoal;
· Comer determinados tipos de alimentos;
· Frequentar determinados lugares;
· Uma mudança de liturgia ou costumes eclesiástico;
· Etc.

Pouco se vê o termo apostasia ou apostata sendo aplicado num sentido realmente bíblico.

O que podemos aprender observando os textos das Escrituras a respeito desta verdade:

1. Apostatar é mais que desviar-se; mas, é deixar ao Senhor e perder todo tipo de atitude de respeito a Ele e a Sua Palavra.

Jr.2:19 A tua malícia te castigará, e as tuas [apostasia]s te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos.


2. Em primeiro plano envolve a troca do culto a Deus pelo culto aos ídolos.

Jr.5: 6 Por isso um leão do bosque os matará, um lobo dos desertos os destruirá; um leopardo vigia contra as suas cidades; todo aquele que delas sair será despedaçado; porque são muitas as suas transgressões, e multiplicadas as suas [apostasia]s.

Jr.8: 5 Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma [apostasia] contínua? ele retém o engano, recusa-se a voltar.


3. em segundo plano pode significar a escolha de viver-se um estilo de vida pecaminoso depois de já se haver tido conhecimento da vontade de Deus.

Jr.8: 5 Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma [apostasia] contínua? ele retém o engano, recusa-se a voltar.

Ez.37: 23 nem se contaminarão mais com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com qualquer uma das suas transgressões; mas eu os livrarei de todas as suas [apostasia]s com que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

4. Será um dos acontecimentos principais que antecederão a Segunda vinda de Cirsto. Será um período de grande êxodo (saída e corrupção) de pessoas para fora da igreja.

2Tss.2: 3 Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a [apostasia] e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição,

5. É um estado que pode ser revertido por uma ação misericordiosa e miraculosa de Deus.

Os.14: 4 Eu sararei a sua [apostasia], eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.

Apostata

6. É fruto de uma atitude de incredulidade da parte do povo de Deus.

1Tm.4: 1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns [apostata]rão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,

7. Quem estará vulnerável a este mal que atingirá as terra? Os crentes nominais que nunca se interessaram em aprender a palavra de Deus em profundidade.

Hb.5:11-6:12

11 Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir.
12 Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que podem necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.
13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;
14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.
»HEBREUS [6]
1 Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
2 e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno.
3 E isso faremos, se Deus o permitir.
4 Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
5 e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro,
6 e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério.
7 Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus;
8 mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
9 Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis.
11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança;
12 para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

Os frutos apresentados na vida do crente determinarão que destino ele seguirá quanto a estas verdades.