quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PORQUE NÃO SOU CONSERVADOR

Ef.2:8-9 - 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Gl.1:6-9 - 6 Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,
7 o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.
9 Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Para enterdermos bem aquilo que queremos enfatizar, precisamos a priori definir alguns termos que são aplicados e interpretados erroneamente e, conseqüentemente, transformado a doutrina da salvação pela graça num outro evangelho, o qual Paulo diz que deve ser considerado maldito, ou seja, um evangelho que acrescenta a salvação além da obra de Cristo uma parte da obra humana.

Precisamos estender que amar o mundo (Cf.1Jo.2:15) é viver uma vida onde a desobediência aos mandamentos de Deus é algo constante. È viver uma vida debaixo ou sobre a escravidão do pecado.

Mundo = qualquer tipo de atitude que seja contrária a vontade de Deus conhecida em Sua Palavra. Se a Bíblia diz que é pecado, é pecado e eu vou fazer de tudo para não cometer. Se não é pecado, eu posso fazer.

Porque somos classificados de não-crentes, quase-crentes, crentes frios ou sem poder, ou crente que vive em pecado?
· Porque participamos de atividades de lazer. Jesus não jogou bola, mas foi a uma festa de casamento e bebeu e fez vinho para os outros beberem.
· Porque usamos vestimentas que não se enquadram na perspectiva de moda de alguns.
· Porque permitimos o uso de bijouterias e maquiagens pelas mulheres da igreja. (Vaidade)
· Porque permitimos o corte de cabelo feminino ou usamos barba

Textos utilizados por estas pessoas para dizerem que nós estamos em pecado:

IS.3:16-SS – 16 Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião são altivas, e andam de pescoço emproado, lançando olhares impudentes; e, ao andarem, vão de passos curtos, fazendo tinir os ornamentos dos seus pés; 17 o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez. 18 Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis dos artelhos, as toucas, os colares em forma de meia lua, 19 os pendentes, e os braceletes, e os véus; 20 os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos; 21 os anéis, e as jóias pendentes do nariz; 22 os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e os bolsos; 23 os vestidos diáfanos, e as capinhas de linho, e os turbantes, e os véus. 24 E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro, e por cinto, uma corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, cinto de cilício; e queimadura em lugar de formosura. 25 Teus varões cairão à espada, e teus valentes na guerra. 26 E as portas da cidade gemerão e se carpirão e, desolada, ela se sentará no pó.

No âmbito da interpretação bíblica, existem os textos que são escritos em forma de figura de linguagem. Um desses textos é este acima. O que caracteriza um texto figurado é que a intenção do escritor não é transmitir o sentido literal das palavras utilizadas, mas, sim em meio a figura trazer uma mensagem que possa ser aplicada a um princípio vital do cristianismo.
Esse texto é utilizado pelos conservadores (sul) ou legalistas (norte) para proibirem seus membros de usarem algumas coisas, tais como: Brincos, maquiagem, anéis, pulseiras, diademas, lenços, etc. e isto de forma hermenêuticamente errônea. Por que afirmamos isto?

1. Este texto é uma grande figura que é aplicada em oposição a Ezequiel 16:7-15 - 7 Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo. E cresceste, e te engrandeceste, e alcançaste grande formosura. Formaram-se os teus seios e cresceu o teu cabelo; contudo estavas nua e descoberta. 8 Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha. 9 Então te lavei com água, alimpei-te do teu sangue e te ungi com óleo. 10 Também te vesti de bordados, e te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino, e te cobri de seda. 11 Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao pescoço. 12 E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça. 13 Assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados; de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite; e chegaste a ser formosa em extremo, e subiste até a realeza. 14 Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, graças ao esplendor que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus. 15 Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama; e derramavas as tuas prostituições sobre todo o que passava, para seres dele..

2. Texto figurado não pode ser interpretado exegeticamente palavra por palavra, mas a figura como um todo.

3. O tirar que vem da boca do Senhor é consequência e não causa. Não é o pecado. Por exemplo: Se Deus, punindo o adultério de alguém permite que ele fique pobre então, ser rico é pecado porque Deus tirou a riqueza dele; ou se Deus manda uma enfermidade, então, Ter saúde é pecado porque Deus lhe tirou a saúde.

4. Não existe nenhum ordem de Deus proibindo o uso das coisas que ele diz tirar.

5. O pecado em evidência é o adultério espiritual do povo hebreu que havia trocado Jeová pelos ídolos.

EZ.16:1-SS - Quando Deus escolheu e restaurou o povo de Israel, ele comparou figuradamente a formosura que Ele havia dado a uma noiva adornada para o casamento; predizendo assim a Sua benção sobre o povo. O que ele disse que colocou neste texto, Ele disse que iria tirar no texto de Isaías.

JR.9:25-26 - 25 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo circuncidado pela sua incircuncisão. 26 ao Egito, a Judá e a Edom, aos filhos de Amom e a Moabe, e a todos os que cortam os cantos da sua cabeleira e habitam no deserto; pois todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.

Aqueles que aparavam a ponta dos cabelos eram algumas tribos árabes que habitavam no deserto e que, em seu culto pagão aparavam a ponta do cabelo como parte do culto a sua divindade. Por isso Deus proibiu o povo de Israel de, no meio desse povo, praticar isto. Esta proibição limita-se exclusivamente ao povo hebreu que teria contato com aquelas tribos.

1Pe. 3:3 - 3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, 4 mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas 5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos;

Não existe aqui neste texto nenhuma proibição, mas, uma exortação para aquilo que deve ser prioridade na vida de uma mulher cristã: a beleza interior. Se uma mulher considera a sua vida espiritual como fator mais importante, não existe nenhum problema dela se produzir exteriormente a fim de ficar mais bonita. (Beleza é diferente de transmitir sensualidade)

1JO.2:15 - 15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Mundo aqui é, todo tipo de pensamento ou comportamento social e humano contrário aos mandamentos de Deus. Se interpretarmos mundo aqui como a terra e tudo que nela há, a melhor coisa que temos que fazer para não pecar é pedir pra morrer, pois: Eu não posso viver aqui pois estou no mundo; não posso me vestir pois a roupa que uso é do mundo; não posso trabalhar nem receber salário porque tanto o trabalho quanto o dinheiro é do mundo; não posso nem me reunir num templo para cultuar porque os tijolos, o cimento, a areia, os bancos, a madeira, o som, o púlpito e todos os aparatos são do mundo.

ECL.1:2 - 2 Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.

A palavra vaidade em toda a Bíblia é aplicada de uma forma diferente a de nossos dias. Vaidade na Bíblia não tem nada a ver com produção de beleza exterior, mas, no fato de alguém considerar algo como sentido de sua vida sem que Deus esteja em primeiro lugar. É literalmente trocar Deus por outra coisa. Normalmente esta palavra é aplicada quando o povo de Deus havia deixado ao Senhor para seguir a outros deuses. Se fossemos perguntar quem comete este pecado da vaidade o exemplo mais clássico seria um desviado do evangelho.

Portanto, não posso ser conservador porque as suas doutrinas estão em boa parte, fundamentadas em interpretações errôneas das Escrituras, e consequentemente não são palavra de Deus.

Salvação é unicamente pela Graça (favor imerecido), e traz como frutos a manifestação das boas obras como aferidor da graça recebida.

A santificação dentro do processo da salvação é efeito e não causa. Conforme diz o apostolo Paulo em Ef.2:8-10; 2Cor.3:18. a santificação é algo que deve acontecer naturalmente na vida daqueles que nasceram de novo. Se ela não aparece, o novo nascimento ainda não aconteceu!