quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Que Não é Avivamento Genuíno Mas Movimento.

IITm.4:1-5; Col.2:4-8

Algumas afirmações erradas a respeito de avivamento tem sido inseridas no linguajar evangélico de nossos dias, tais como:

a. Uma igreja se torna avivada quando no seu louvor o povo bate palma animadamente.
b. Avivamento é deixar de ser uma igreja triste para ser uma igreja alegre.
c. Avivamento é manifestação de poder no meio do povo de Deus.
d. Avivamento é muita profecia, línguas e curas.
e. Avivamento é todo mundo gostar da pregação do pastor.
f. Etc.

Estas coisas podem até fazer parte de uma igreja genuinamente avivada. Porém, isto não é o fator determinante, mas, infelizmente tem sido a conclusão abraçada por boa parte do povo de Deus em nossa época. Esses fatores que identificariam um falso avivamento já havia sido predito pelo apóstolo Paulo no texto que lemos anteriormente, o qual nos traz condições de identificar em parte o falso avivamento do verdadeiro.

Quais as Características Existentes no Texto Que nos Levam a Fazer Tal Afirmação?

1O. REJEIÇÃO A AUTORIDADE COMPLETA E INFALÍVEL DAS ESCRITURAS. (v.3)
" ... Porque haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, ..."

Suas regras de fé são:

a. O Racionalismo. O conceito epistemológico que ressalta a razão ou as explicações racionais. O princípio (de Leibniz) de que tudo deve Ter uma explicação ou causa racional. Não pode ser explicado pela razão, não deve ser aceito.

b. O Misticismo. Estabelece como aferidor da verdade recebida alguma experiência sobrenatural além e as vezes contrária às Escrituras.

c. O Emocionalismo ou Empirismo. A teoria do conhecimento que sustenta que todo o conhecimento começa na experiência dos sentidos; com ênfase no sentimento do coração e quebrantamento.

d. O Pragmatismo. Filosofia que faz da experiência prática o critério da verdade. Se funciona e é bom, é de Deus.

Nunca às Escrituras.


2O. FALTA DE PRAZER EM APRENDER A PALAVRA DE DEUS.(v.3)
" ... como que sentindo coceira nos ouvidos ..."

em nenhum contexto do conhecimento humano, afirmamos amar alguém e simultaneamente não suportarmos ouvir sua voz. No meio evangélico encontramos muitos desses casos e, em especial, a maioria deles são oriundos de pessoas que freqüentam as igrejas chamadas avivadas. Quanto mais avivadas, mais fastiosas para com as doutrinas fundamentais da Bíblia.
EX.:
· Irmã que não suportava ir a Escola Bíblica, porque não agüentava ficar uma hora escutando um pregador falar. Mas, era fogo puro.

· Irmãos que só freqüentam culto de fogo. Se não tiver língua e profecia a igreja não presta e seus membros nem crentes são. Corra deste tipo de pessoa. Isso é falsa espiritualidade.

· Outra que dizia não julgar nenhuma palavra que fosse dita em nome de Deus porque só era necessário crer e receber.

· Outros que falam mal do preparo teológico como anti-espiritual. É o cúmulo da carnalidade e ignorância.

3O. UMA MOTIVAÇÃO INTERIOR ERRADA NA BUSCA AO SENHOR. (v.3)
" ... Cercar-se-ão de mestres, segundo suas próprias cobiças ..."

Temos neste aspecto um exemplo claro na Bíblia. A Igreja mais abençoada na manifestação de dons espirituais ( ... não faltava nenhum ... - palavras de Paulo); a mais "pentecostal" do Novo Testamento, por incrível que pareça, no início da Primeira Epístola aos Coríntios, é chamada de carnal. Mas, porque esta expressão tão degenerativa para aquele grupo se o Espírito Santo estava manifestando seus dons com tanta freqüência? Por causa do culto a personalidade. Eles não estavam querendo ouvir pregadores que lhes ensinassem a Palavra de Deus, mas, sim, pregadores que lhe agradavam. (1Cor.3:1)

Esta não é a perspectiva de um genuíno avivamento. É contrária a própria perspectiva e caráter do mesmo.

Uma motivação como esta, certamente levará as pessoas a se tornarem antinomianos; ou seja, pessoas que vão viver suas vidas "cristãs" cinicamente sem, em momento algum se preocuparem com sua situação moral e espiritual diante de Deus, mas, apenas se o culto foi ou não foi bom aos seus próprios olhos. Serão pessoas fracas na fé, apesar de professarem o contrário disto; e viverão toda sua vida conduzidas por todo vento de doutrinas que os agradem, ainda que não sejam bíblicas.


EX.:
· Confissão Positiva.
· Quebra de Maldições.
· Cura Interior
· Movimento G12
· Etc.

Ensinos que, em sua base doutrinária são profundamente anti-bíblicos, mas, que atraem multidões porque deixam de falar e enfatizar doutrinas que mexem com o estado pecaminoso e miserável do ser humano perante Deus.

Estas coisas não são sinais de avivamento, mas, de animamento, de movimento e de afastamento do Deus verdadeiro, ainda que falsamente manifestem sinais de piedade.

4O. DESCONSIDERAÇÃO E DESRESPEITO PARA COM A AUTORIDADE ECLESIÁSTICA.
" ... Cercar-se-ão de mestres ..."

Na verdade, o ministra de Deus não é tratado como o portador de todo o desígnio de Deus para os crentes; mas, como uma pessoa responsável em trazer mensagens que possam de alguma forma satisfazer as perspectivas dos ouvintes.

Tratam o pregador como algo descartável; um detalhe dentro do contexto eclesiástico que, deve ser trocado sempre que quiser pregar alguma doutrina das Escrituras que desagrade o auditório. "Crentes" que clamam pelo apascentamento de um mercenário e não de um verdadeiro pastor (Jo.10:11-12).

Quem desrespeita a autoridade eclesiástica nunca será um crente fiel à Deus, pois isto é uma ordenança divina (Rm.13:1-6) e consequentemente será um crente que naturalmente desrespeitará a Deus em sua maneira de viver.

Insubmissão às autoridades é um problema de caráter, que tem de ser deixado para traz quando resolvemos seguir à Cristo como salvador e Senhor de nossas vidas. Não é uma questão de escolha voluntária, mas de obrigação.

5O. TORNARAM-SE INIMIGOS DA VERDADE E AMIGOS DE HERESIAS. (V.4)
" ... E se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas ..."

uma das características primárias que identificam a transformação de um ímpio em um cristão, é o apego e amor a verdade. Paulo fala aqui de um tipo de "cristianismo" que é contrário a este princípio. Pessoas que dizem-se de Deus, participantes de Sua família, regeneradas, habitadas pelo Espírito Santo - cujo papel primário é convencer o pecador de que às Escrituras são verdadeiras e da necessidade do homem de viver sempre à luz dela, agora, voluntariamente, escolhem outra regra de fé, e ainda que ser considerados crentes e filhos de Deus: Isso é uma blasfêmia e uma heresia!

A situação é tão grave, que essas pessoas não agüentam nenhuma confrontação a respeito daquilo que eles crêem, ou não crêem.

Pessoas que ao invés de possuírem fé, na verdade são crédulas ou vivem a luz de crendices. Não conseguem enxergar que fé verdadeira só tem uma base, um alicerce, uma âncora em que se sustentar: A verdade de Deus contida em Sua Palavra.

6O. TORNARAM-SE PESSOAS INSANAS ESPIRITUALMENTE; SEM SENSO DE JUÍZO.
" ... Tu, porém, sê sóbrio, ..."

Pessoas que aceitam qualquer coisa em nome de Deus sem questionar; basta ser bom e atrativo aos olhos. Elas precisam compreender urgentemente que o seu maior problema é a ignorância para com a verdade e consequentemente se tornaram inaptas para exercer qualquer tipo de julgamento correto. (Conf. Hb.5:11-14)

Viver a base de doutrinas que tem como único fundamento doutrinário as experiências pessoais de alguém, ainda que sem base bíblica ou através de uma extrema forçassão de texto, é a base do pragmatismo religioso (evangélico) de nossa época: " se funciona e é bom: É de Deus". E também é uma heresia.

Penso nessas pessoas como participantes daquele caráter exposto em Apocalipse, na carta a Igreja de Laodicéia, na qual se usam as seguintes palavras:
"14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.Temos que ser como os crentes de Beréia, que eram mais nobre