quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A Suficiência da Graça

2 Coríntios 12:7-10
Hoje queremos meditar com os irmãos no tema da graça, mostrando a partir de diversas situações vividas pelo Apóstolo Paulo com a igreja de Corinto, como era seu entendimento sobre a graça.
Assim, olhando alguns textos das cartas aos coríntios, queremos meditar com os irmãos no tema "A suficiência da graça".
- Uma das definições mais completas e simples que já ouvi sobre graça é que graça é um presente que não merecemos, ou um favor imerecido, é receber sem ter feito nada pra merecer. Não é fácil explicar a graça, mas é maravilhoso experimentá-la.
- Todos nós temos o que o apóstolo Paulo denomina "espinho na carne" (uma luta, um problema, uma enfermidade etc.).

Depois de uma linda experiência com Deus em sua vida (2 Coríntios 12. 1-6) ele diz que foi-lhe posto um espinho na carne a fim de que ele não se exaltasse.

Diante das mais ricas experiências da vida, dos melhores momentos pelos quais passamos, ou do maior sucesso que possamos encontrar, é fato que sempre haverá algo em nós que nos fará lembrar que somos dependentes da graça de Deus para continuar.
- Diante das mais terríveis lutas sempre teremos um sopro da graça de Deus para nos fortalecer. Por isso a graça de Deus é suficiente em nossa vida para:
1) Garantir a nossa salvação
- O evangelho de Jesus Cristo é a Boa-Nova de salvação. As religiões falam do ser humano em busca de Deus, o evangelho fala de Deus em busca do ser humano.

Estávamos separados, mortos em nossos pecados, distantes do nosso Criador. Em nós não havia nada de bom, e ninguém que fosse encontrado reto diante de um Deus Santo (Isaías 59.2: "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça").
- Mas fomos amados, incrivelmente e imensuravelmente amados. (Romanos 5.8: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores"). Foi graça, superabundante graça (Efésios 2.4-10).
- Alguém disse que não há nada que possamos fazer para que Deus nos ame mais, e não há nada que tenhamos feito ou façamos para que Deus nos ame menos. O amor de Deus é incondicional, completo, puro, suficiente. Deus é amor.
- Pare de tentar agradar no sentido de conquistar a Deus. Ele já nos amou, de tal maneira (João 3.16), com tamanha intensidade, derramou sobre nós sua graça e nos aceitou como filhos e filhas amados do Pai.
- Podemos dizer como Paulo: "Pela graça de Deus, sou o que sou..." (1 Coríntios 15.10).
2) DIGNIFICAR E RESGATAR NOSSA IDENTIDADE (1 Coríntios 15:10):
Paulo declara que era o que era pela graça de Deus.
Nesta declaração talvez ele está pensando em toda sua história de vida e como de alguma forma maravilhosa a graça de Deus operou para ele ser que era.
A graça é suficiente para dignificar e resgatar nossa identidade, nos faz encarar a nós mesmos com nossa história de vida momentos bons e difíceis.
Podemos dizer que a suficiência da graça se manifesta quando temos um encontro com nossa história. Muitas vezes temos dificuldade de encarar nossas experiências de vida e por isso mesmo deixamos de experimentar a suficiência da graça que nos leva a dizer "somos o que somos pela graça de Deus".
3) CAPACITA PARA SERVIR (2 Coríntios 3:5; 4:7, 15): Paulo não fala aqui diretamente da graça, mas o conceito fica implícito na leitura do contexto e da carta. Ele afirma aqui que sua capacidade para servir vinha de Deus e não dele mesmo. A graça nos torna pessoas capacitadas, mas isso ocorre quando nos deparamos com nossa incapacidade. Da consciência da incapacidade a graça nos torna pessoas suficientes. Por isso ele continua afirmando que temos esse tesouro em vasos de barro, uma preciosidade dentro de um recipiente tão frágil e comum.
- Corremos o risco de diante de uma tarefa dizer eu posso ou deixem comigo. Pessoas que "se acham". Alguém já disse que a maior arma a ser usada contra um homem e uma mulher de Deus é um elogio.
- O apóstolo Paulo realizou muito no trabalho do Senhor, ele tinha consciência disto, pôde chegar ao final de sua vida dizendo: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" (2 Timóteo 4.7). Ele tinha consciência de quem era (Filipenses 3.5-7: "circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja, quanto à justiça que há na lei, irrepreensível").
- Mas sabia, acima de tudo, não apenas o que era, mas também tudo o que havia feito era por causa da graça de Deus. "Mas pela graça de Deus sou o que sou... trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo" (1 Coríntios 15.10).
- Ou ainda podemos ir ao outro extremo e nos sentirmos incapazes achando que nada podemos fazer. É quando o desânimo chega e faz morada em nosso coração. É Deus quem nos capacita a toda boa obra (1 Coríntios 12.6: "E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos").
- Podemos cumprir nossa missão como Paulo, por causa da graça de Deus que opera em nós.
4) TIRA DA FRAQUEZA FORÇA (2 Coríntios 12:9): Paulo tinha um problema sério em sua vida, provavelmente uma enfermidade em sua vista. Ele deveria ser um tipo que hoje usaria um "fundo de garrafa" e teria os olhos estranhos.
Naqueles dias não havia uma oftalmologia desenvolvida como hoje, e por isso ele mesmo nem escrevia as cartas nos pergaminhos.
O fato é que ele orou e pediu por três vezes para que esse problema fosse resolvido. Então, em meio a essa experiência de confronto com sua fraqueza ele recebeu de Deus a palavra
"a minha graça te basta". (a minha graça é suficiente pra você!)A graça se manifesta no encontro com a fraqueza, e torna-nos pessoas fortes.
- Há momentos em nossas vidas que as angústias e aflições parecem que vão nos derrotar. Queremos rapidamente nos livrar delas. Paulo também, por três vezes pediu ao Senhor que afastasse de sua vida (1 Coríntios 12.8) o espinho na carne. Foi nesta hora que ouviu a doce voz do Senhor dizendo: a minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza (1 Coríntios 12.9). Ele nos exorta em 2 Coríntios 4. 16-18 para jamais desanimarmos, seja qual for nossa luta, porque temos uma recompensa eterna. - Paulo fala de sua leve e momentânea tribulação. Vejamos como ele define isto em 2 Coríntios 11. 23-28. Este texto antecede o relato de sua experiência de arrebatamento aos céus. Passou por tremendas lutas, assim como passamos hoje, na nossa família, finanças, saúde, perseguição etc. Ele tinha a consciência de que a graça de Deus estava com ele. Por isso pode afirmar em Filipenses 4. 11-2: "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez". Um coração grato a Deus por tudo e em tudo.
- Podemos como Paulo, prosseguir animados, apesar dos sofrimentos, porque o poder de Cristo e a graça de Deus repousam sobre nós.
CONCLUINDO, a suficiência da graça dignifica e resgata nossa identidade, capacita para servir e tira da fraqueza força. Coisa tremenda!!!
Mas, você percebeu que a suficiência se manifesta do encontro da graça com nossa história de vida, com nossa incapacidade para servir e com nossas fraquezas? Por isso que muitas vezes não provamos da suficiência da graça, pois temos dificuldades de permitir que ela se encontre com nossa história, incapacidade e fraquezas. Hoje você e eu somos convidados a abrir nosso coração e permitir esse encontro.