quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Fatores que Influenciam a Manifestação de um Genuíno Avivamento.

Textos: Hc.2:1; 3:1

A palavra avivamento ou reavivamento as vezes tem conotações infelizes. Quando ela é usada, as pessoas pensam normalmente em reuniões carregadas de emoção, prolongadas, almejando induzir um tipo de excitação espiritual que bem pode ser identificada como um mover do Espírito Santo de Deus.

Porém, quando pensamos em avivamento, pensamos numa experiência que produz algo novo na vida de quem o experimentou, e que vai acompanhá-lo em todos os momentos da vida e não apenas nos seus momentos de culto religioso. Se a experiência não produz mudança significativa na vida, não pode ser definida como avivamento.
O avivamento que queremos não é aquele que é produzido nas reuniões emotivas, sem contudo produzir frutos na vida dos que a freqüentam, mas, uma experiência poderosa com Deus, atuando de forma tal, que um compromisso total com Ele, Sua obra e Sua vontade se torne o nosso único estilo de vida: Uma vida cheia de Deus; os pensamentos cheios de Deus; a linguagem cheia de Deus; e as atitudes cheias de Deus!

O que me levará a experimentar um genuíno avivamento?

1o. UM PROFUNDO SENTIMENTO DE INSATISFAÇÃO QUE PRODUZ UM DESEJO DE MUDANÇA DE VIDA.

· Não no aspecto financeiro
· Nem no aspecto sentimental
· Ou no aspecto material
· Ou físico
· Nem no aspecto existencial, no que diz respeito as tribulações e provações da vida
· Mas, no aspecto espiritual e moral.

Uma cena ocorrida no reavivamento de Ulster - Irlanda - 1859, caracterizaria muito bem aquilo que queremos dizer: " ...um rapaz de 18 a 20 anos, ... estava prostrado no chão, sua cabeça se apoiava no joelho de um presbítero ... Seus olhos estavam fechados, ... suas mãos unidas. ... ele estava soltando um gemido profundo e singular ... perguntou então o pastor: Por que você está chorando assim? " Oh! Ele exclamou bem alto em resposta a minha pergunta, meus pecados! Meus pecados! Senhor Jesus, tem misericórdia da minha pobre alma! Ó Jesus, vem! Ó Senhor Jesus, vem!

E não somente pessoas perdidas devem ter este tipo de sentimento, mas, também nós, que estamos salvos; pois, quando perdemos isto, corremos o risco de manifestarmos em nosso testemunho um cristianismo cínico.

Como disse o Dr. Martyn Lloyd Jones: " Até que os homens e mulheres se humilhem e se prostrem diante do Deus santo e justo não cremos que venha um avivamento."

"Um dos fatores que tem sido usados por Deus para despertar seu povo para a possibilidade de um reavivamento é o conhecimento dos reavivamentos do passado." (Pr. Augustus Nicodemus)

2O. UMA VIDA DE ORAÇÃO DILIGENTE, PERSISTENTE, PERSEVERANTE E CONSCIENTE.

· Oração com objetivo definido - Com Diligência
" ...Oração do profeta Habacuque ...: aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica: ..."(3:1-2; conf. Mt.7:7-8).
Definir o que queremos dizer com a palavra "Avivamento".

· a Oração tem que Ter um caráter persistente e perseverante ( conf. 2:1)

" ... Por-me-ei na minha torre de vigia, e vigiarei para ver (até ouvir - grifo meu) o que Deus me dirá, ..."

o limite da persistência ou perseverança é a resposta; antes disso acontecer, jamais devo pensar em parar ou desistir.

· Oração deve estar fundamentada em uma verdade proferida pela boca de Deus

" ... Ouvi Senhor, a Tua palavra, e temi: ..." (RC)
" ... Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado: ..."

O desejo de mudança, a consciência de que o único caminho a ser buscado era a presença do Senhor em oração, a certeza de que a resposta viria, estava fundamentada naquilo que o Senhor havia falado anteriormente.

Em Wales, no início do século passado, numa pequena saleta de duas irmãs na fé, que estavam profundamente entristecidas com a situação da juventude, sim, de toda população da cidade. Elas se uniram na perseverante oração por despertamento. Elas não pararam, mas perseveraram insistentemente, até que Deus deu o despertamento. A vida de milhares de pecadores foi acertada naquela época, e os rastros abençoados deste despertamento chegaram até os nossos dias.

Por isso, também atualmente a oração por despertamento é urgentemente necessária.

Como disse o puritano Martin Brown: "Se nós desejamos ouro, então devemos estar preparados para escavá-lo".

Ou como disse certo pregador: "Ninguém consegue produzir algo de grande valor do dia para noite."

Precisamos ser diligentes!
Precisamos ser perseverantes!
Precisamos ser persistentes!
Precisamos ser conscientes!

3O. A PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DE FORMA PODEROSA E CONVINCENTE A TODO O POVO OU EM TODO O MUNDO. (2:2-3)
" ... o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. ... porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado ..."(Conf. Rm.1:16)

Uma coisa tem que ser dita com respeito a eficácia da pregação que pode ser sintetizada com as palavras de John Owen, que disse: " Os ministros batem a porta dos corações dos homens, o Espírito chega com uma chave e abre a porta."

O episódio ocorrido com o jovem John Linvingstone no reavivamento ocorrido em 21 de junho de 1630, no pequeno vilarejo de Shotts, na Escócia, expressa muito bem isto que queremos dizer.

"Linvingstone expôs o texto de Ez.36:25-27 por uma hora e meia, e o povo se apegava a cada palavra. havia um evidente mover do Espírito por toda aquela grande congregação. Ao final da sua exposição a chuva começou a cair, mas o povo estava clamando das profundezas do seu ser, e Linvingstone foi levado a falar por mais uma hora, dirigindo-se particularmente aos não-convertidos. Deus desceu, e a pregação era tão majestosa, tão gloriosa - Deus estava tão manifestamente presente no meio do seu povo - que em cada lado homens e mulheres tanto de nível elevado como humildes clamavam: " Senhor, que tenho que fazer para ser salvo? Mais de 500 pessoas foram convertidos.
Não foi por força da persuasão ou habilidades do pregador, mas da ação de Deus produzindo frutos maduros para a Sua seara.

Na maioria das vezes o principal instrumento pelo qual o avivamento tem sido dado à igreja é a pregação do Evangelho - indispensavelmente ligada à oração confiante, apaixonada e consistente - mas sempre através da pregação do Evangelho.