quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

AMAR À DEUS

Texto: 1Jo.2:14-17

Muito se fala sobre amor. Como ele deve ser demonstrado. Como ele pode ser provado. Porém, a maioria das especulações a respeito destes fatos, centralizam-se apenas nas áreas de expressão de sentimentos e emoções. Ou muitas vezes na expressão de obras da carne que dominam e se apossam totalmente da vida daqueles que fazem tudo em nome do amor. Tais como: Ciúme doentio; egoísmo possessivo; ira; dissensão; discórdias; etc.

Todas essas argumentações usadas para expressar a demonstração do que é o amor, quando compreendidas desta forma, certamente ofuscarão ou atrapalharão a nossa compreensão nítida a respeito do significado e da aplicação desta palavra para nossas vidas. Consequentemente, nos fará nutrir para com Deus um relacionamento de amor falso, irreal e em desacordo com a Sua Palavra.

No Reino de Deus não existem posições ambíguas: Ou você é, ou você não é; ou você está, ou não está; ou você faz a vontade de Deus, ou não faz; ou você é crente, ou não é; ou é filho de Deus, ou do Diabo, ou está na luz, ou nas trevas; ou anda no Espirito, ou na carne; etc. não existe meio termo, não posso escolher duas opções; ou eu decido ser, ou não sou.

Este é o grande desafio de nossa época: SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!

Questão esta, que eu não posso deixar para escolher depois que eu já estou e me digo participante da igreja, mas, sim, quando eu decido participar dela. Escolher participar da Igreja é optar por uma vida alicerçada num relacionamento de amor entre nós e Deus. Mas, como então demonstrar que eu realmente amo a Deus? No Evangelho de João, em um de seus discursos Jesus diz por quatro vezes como o amor à Deus deve ser demonstrado:

Jo.14:15 - Se me [ama]rdes, guardareis os meus mandamentos.

Jo.14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me [ama]; e aquele que me [ama] será [ama]do de meu Pai, e eu o [ama]rei, e me manifestarei a ele.

Jo.14:23 - Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me [ama]r, guardará a minha palavra; e meu Pai o [ama]rá, e viremos a ele, e faremos nele morada.

Jo.14:24 - Quem não me [ama], não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.

Somente uma compreensão clara a respeito deste fato é que vai me fazer entender o que significa dizer-se evangélico e consequentemente me habilitará a viver como um evangélico de verdade, pois eu já sei que a opção de Ser ou não ser deve ser tomado quando eu decido ser e não quando eu já sou evangélico.


1. "Não ameis o mundo ..."

2. " ... nem as coisas que há no mundo ..."

3. " ... Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele ...". Na verdade ou eu amo a Deus de verdade, ou nem o amo, nem tão pouco sou alvo de seu amor filial. Há uma diferença bem grande entre o amor de Deus para com suas criaturas e o amor de Deus para com os seus filhos. Porém, quem é filho, possui este amor. (cf.Rm.5:5; 1:18)

4. se eu opto pelas coisas do mundo serei dominado e guiado pela natureza pecaminosa e andarei sempre na carne. " ... porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo ...". quem resolve guiar a sua vida segundo suas próprias decisões sem levar em consideração a vontade de Deus expressa em Sua Palavra, não pode dizer que é crente! NÓS TEMOS QUE ESCOLHER: SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!

5. Optar pelo amor ao mundo é declarar-se como participante do grupo dos perdidos que estão e vão permanecer apartados da presença e da comunhão com Deus. " ... o mundo passa, e a sua concupiscência. Literalmente trocamos Deus, a salvação, a vida eterna por uma coisa sem futuro.

6. Somente aquele que resolve e demonstra amar a Deus em sua vida e testemunho pode dizer-se participante da Sua família e consequentemente, da comunidade dos salvos. " ... aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."

7. Para que isto aconteça é preciso uma coisa: " ... a Palavra de Deus está em vós ...". se ela está em vós, sois fortes e já vencestes o maligno; se não está, sois fracos e estás dominados pelo maligno.
Os termos usados aqui demonstram claramente a dualidade do reino que demonstramos no princípio: ou a Palavra de Deus está e permanece e é a lâmpada para os pés e Luz para os caminhos, ou se está dominado pelo maligno. É preciso reconhecer isto e pedir socorro ou assumir que não é crente e deixar de escandalizar o nome de Deus e fazendo o bom nome da igreja que Deus comprou com Seu próprio sangue ser ridicularizada por sua causa.


É HORA DE DECIDIR: SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!