quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FALSA CONVERSÃO

Texto. At.3:19

"19 Arrependei-vos, pois, e [convertei-vos], para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,"

O Diabo tem inventado muitas imitações no meio evangélico para conseguir de alguma forma enganar o povo de Deus.

Desde dons espirituais como línguas, profecia, curas, milagres, etc., até o chamado ministerial para aqueles que serão usados por ele para causarem escândalo e consequentemente o bom nome do evangelho ser mal falado.

Porém, uma das imitações que mais tem trazido prejuízos e problemas para o bom testemunho do povo de Deus, é a imitação da conversão.

Isto tem trazido grandes problemas especialmente porque sofremos uma grande pressão para tratarmos um ímpio como se fosse uma pessoa regenerada somente por ele, indevidamente e erroneamente, fazer parte do rol de membros de uma igreja evangélica. ( Igr. Batistas só contam os membros)

Qual o motivo maior dessa imitação? A pregação de um outro evangelho que põe de lado, ou considera irrelevante as doutrinas que servem de base primeira para a entrada verdadeira de um ser humano no reino de Deus.

Sem uma compreensão clara a respeito dessas doutrinas e a convicção pessoal de que realmente se passou por essas experiências, é inconcebível e profundamente errado tratar esta pessoa como um membro do corpo de Cristo.

Precisamos ser definidos, categóricos, inflexíveis nisto pois senão o Diabo continuará semeando seus falsos conceitos a respeito de conversão e consequentemente manter um bom número de escandalizadores do evangelho dentro das igrejas. Como entender isto?

O Que Não é Conversão?

I. Coversão Não é Ser Filho de Crente e frequentar a igreja desde pequeno. (Jo.1:12-13) (Igreja na Serra)

II. Conversão Não é Ter Participação Regular nos Cultos da Igreja.(1JO.1:18-20)

III. Não é Simplesmente Ter o Nome de Cristão. (Ap.3:1,17 - crentes de Laodicéia) Se assim o fosse, deveríamos dizer que mormons, católicos, espíritas, testemunhas de Jeová, cardecistas, etc. são salvos; pois a maioria desses grupos se denominam de cristãos.

IV. Não é Somente deixar Sua Religião e Virar Crente. (Trocar de Lei - Sertão Nordestino) (Jo.2:23-25)

V. Não é Somente Freqüentar uma Igreja Evangélica Porque Gostou dos Cultos e da Pregação. (Hb.6:4-6) (Amigo do "Evabgelho)

VI. Não é Somente Gostar de Cantar Hinos Evangélicos Por Causa de Suas Mensagens. (Mt.15:8-9)

VII. Não é Somente Deixar de Beber, Fumar, Chamar Palavrão, Prostituir-se, Matar, Roubar, Mentir, Etc. Não podemos confundir conversão com moralidade e civilidade. (Ex. do jovem rico- Mt.19:16-22)

VIII. Não é Somente Ter Convicção de Seu Pecado, Seu Erro, e Permanecer Continuamente no Mesmo. (At.3:19)

Tentar fundamentar a conversão somente sobre estes pressupostos é querer alimentar a veracidade de uma mentira. Como disse Joseph Caryl:" Há três tipos de mentira: Uma mentira contada; uma mentira ensinada, uma mentira encenada."

Todas as pregações apostólicas, incluindo as de Jesus priorizavam estes dois pontos fundamentais: ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO.

Duas coisas temos que saber para sermos alvos de uma verdadeira conversão:

1. É Ter a experiência de ser possuído por uma profunda convicção de pecado que me leve a Ter repulsa a prática do mesmo.

" ... arrependei-vos..."

Aqui é uma ordem. É algo inegociável. Não se pode e não se deve em hipótese alguma negociar porque se não mudaremos os padrões inegociáveis da Palavra de Deus.Não podemos nos desviar nem para a direita, nem para a esquerda.

É um sentimento de dor e pesar contínuos pelo fato de haver eu pecado contra o meu Deus. (Sl.51:4; 32:3-4)

É o único meio de se alcançar o perdão divino. (At.3:19-20; Sl.32:5))

É o único meio de se Ter o fardo aliviado. (Mt.11:28-29) - Fardo pesado é o do pecado. (Paulo no farizaismo; Lutero no catolicismo medieval)

É o único meio de se compreender verdadeiramente a mensagem da salvação pela graça. (Rm.3:23-24)

É o único meio de se preservar um coração verdadeiramente agradecido.(Lc.7:36-47)
36 Um dos fariseus convidou-o para comer com ele; e entrando em casa do fariseu, reclinou-se à mesa.
37 E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo;
38 e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.
39 Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.
40 E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre.
41 Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta.
42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?
43 Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem.
44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou.
45 Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés.
46 Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés.
47 Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.
48 E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.
49 Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?
50 Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.
É o único meio de se sentir impulsionado a colocar as coisas de Deus como prioridade para a vida. (Sl.116:12)

2. É uma mudança radical no estilo de minha vida: de dominado pela minha vontade, a do mundo, e a do Diabo e Ter todo sentido de minha vida impulsionado para a vontade de Deus.

"... convertei-vos..."

Não significa fazer uma reforma externa e parcial como fruto de uma opção de vida, mas, manifestar em suas atitudes uma transformação definitiva ocorrida em seu interior. Não é apenas um ato de obediência aquilo que devo fazer, mas, a manifestação prática daquilo que eu sou.

Deve ser uma mudança radical; que impressione; que chame a atenção pela volta abrupta; deve ser algo que cause espanto e admiração. Como diz as Escrituras (Ef.4:17-5:1).
17 Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente,
18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo.
21 se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus,
22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 a vos renovar no espírito da vossa mente;
24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.
25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;
27 nem deis lugar ao Diabo.
28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.
32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
1 Sede pois [imitadores] de Deus, como filhos amados;

Tentar defender-se a salvação sem que frutos como estes apareçam na vida é tentar enganar-se a si mesmo quando se tem evidências claras do seu real estado.