quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Desfrutando Uma Vida Abundante

Texto: Jo.10:10

Quando pensamos no significados desta promessa de vida abundante predita pelo senhor e buscamos descobrir o significado dessa expressão, descobrimos que em nossos dias existem muitas definições ou interpretações a este respeito. Notamos, porém, que a maioria delas estabelecem uma idéia muito pequena e muitas vezes antiquada a respeito de seu significado. Uns a aplicam a saúde física; outros ao contexto familiar; outros ao financeiro; outros a prosperidade material; etc. o que temos visto em meio àqueles que abraçam estas idéias, é que a perspectiva de uma vida ausente destes benefícios parece não ser uma vida em que alguém possa dizer que está plenamente realizado em tudo e em todas as coisas. Vida abundante é uma vida totalmente plena de realização, e isto nós encontramos em Deus.

O que tem atrapalhado então a vida de tantos cristãos e os tem levado a não viverem esta vida? É justamente o fato de haverem aprendido ou entendido a vida abundante que Deus tem pra nos dar de forma errada!

Se prestarmos atenção no contexto que circunda este versículo, em nenhum lugar nós vemos qualquer citação ou alusão que nos venha dar a entender que o Senhor estava referindo-se ao suprimento de nossas necessidades, desejos ou caprichos puramente terrenos. A ênfase aque demonstrada está na salvação que é conferida pelo Filho de Deus àqueles que dão ouvidos à Sua voz e O seguem.

Ter o oportunidade de fazer parte deste grupo de pessoas que ouviram a voz do Pastor e O seguiram tem um valor tão imensurável que nada, absolutamente nada que venha me acontecer ou que eu possa ficar privado neste mundo pode diminuir o impacto que esta verdade causou em minha vida. Como disse Paulo em Filipenses 4:13: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

Quando então eu posso todas as coisas naquele que me fortalece?

· Quando aprendi a contentar-me com o que tenho.
· Quando fatores externos não são capazes de tirar minha alegria ou realização.
· Quando conheço tanto a Palavra de Deus que me oriento por aquilo que ela diz, e não por aquilo que meus olhos vêem.
· Quando consigo viver plenamente a verdade de que em Cristo eu encontro tudo, absolutamente tudo que eu preciso para estar e viver sempre bem.

São os efeitos da salvação que produzem estas coisas em nossas vidas. Como está escrito: “porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.” (Ef.2:10)

Portanto, quando Cristo se tornar a fonte de toda minha realização e existência, eu passarei a desfrutar com maior intensidade esta vida abundante que Ele conquistou por e para nós na cruz do calvário.