quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CAUSAS DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Texto: Mt.24:37-39

Se pudéssemos definir a cosmovisão mundial em nossos dias no que diz respeito a realidade da existência humana, tanto nesta vida como no porvir, certamente notaríamos que suas perspectivas estariam influenciadas por alguns conceitos os quais foram introduzidos no mundo para que a humanidade estivesse cega aos apelos da salvação contidos nas Escrituras Sagradas.

Conceitos como:

· O Racionalismo, que ressalta a razão com princípio aferidor da verdade.
· O Relativismo, que defende a não existência de absolutos. Esta é a base dos conceitos pós-modernistas.
· O Pragmatismo, filosofia que faz da experiência prática o critério da verdade. (muito utilizado hoje na hermenêutica evangélica)
· O Hedonismo, que é o conceito que alega que o prazer é o bem supremos. (Também invadindo com muita força as portas do cristianismo evangélico)
· O Humanismo, que é a crença de que o homem é o valor mais alto no universo.
· O Sincretismo, a reconciliação ou união de crenças conflitantes. (Ex. ecumenismo; todo caminho leva a Deus)
· O Consumismo, que caracteriza-se pelo impulso consciente ou inconciente de possuir coisas através do gasto de dinheiro.

A raça humana tem sido diariamente bombardeada por estes conceitos de forma as vezes abrupta, as vezes sutil, porém, de forma constante e repetitiva.

Pelo ato da repetição, isso é quase regra, tem-se conseguido em nosso tempo derrubar princípios ou conceitos que a nossa cultura influenciada por todos esses fatores que apresentamos anteriormente tem considerado como tabu e, infelizmente, a compreensão da Palavra de Deus como absoluto no que diz respeito as questões de fé e existência tem sido grandemente minados. Como é o exemplo do liberalismo e da ciência filosófica - Evolucionismo.

Apesar de todas as condições favoráveis a raça humana para que ela entenda a vontade de Deus e os seus propósitos para o mundo, ainda assim vemos que, quanto mais o tempo passa, mais difíceis tem sido o nosso esforço para alcançar estas vidas com o Evangelho genuíno. Temos que entender, que quanto mais próxima estivar a vinda de Jesus, mais dificuldades encontraremos.

O texto de Mt. 24 pelo menos nos demonstram três ondas de acontecimentos. Todo o sermão foi escrito para responder as duas perguntas que foram feitas no verso 3: "... quando serão estas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?"
A primeira pergunta relaciona-se a destruição do templo, a qual se cumpriu em 70 d.C. com a invasão de Jerusalém pelo Marechal Tito.

A Segunda pergunta é respondida através de predições de coisas que irão certamente acontecer. Dos versos 4 ao 14 são utilizadas três expressões que delineiam a progressividade destes acontecimentos: ... tua vinda e o fim do mundo ..."

As três expressões são:

" ... ainda não é o fim ..."v.6.
" ... estas coisas são o princípio das dores ..." v.8.
" ... e então virá o fim ..." v.14.

o fim aqui diz respeito ao estabelecimento do período tribulacional onde Deus iniciará a aplicação do seu juízo sobre os ímpios ainda nesta era da existência terrena.

Quando o fim vier, um tipo de perspectiva de vida que estará em evidência e certamente identificará a proximidade deste acontecimento:

1. A Exemplo do homem pré-diluviano, o homem passou a conduzir a sua vida sem acreditar na Palavra e nas ameaças de Deus. (v.37)

2. Os Valores materiais e humanos tem a primazia. No mantimento, nas festas e desfrute dos prazeres mundanos estará o sentido da existência. (v.38)


3. A Absorção de conceitos e valores mundanos será a causa direta de sua cegueira aos apelos do Evangelho e ao seu terrível destino. (v.39)

4. Todos aqueles que não corresponderam de forma ativa aos apelos do Evangelho serão conduzidos de forma definitiva à perdição. (v.39b)