quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO

O termo “Sotereologia” deriva-se de duas palavras gregas – soteria e logos. Aquela quer dizer salvação, e esta, significa palavra, discurso, doutrina. Sotereologia, portanto, é a doutrina da salvação.

Na Antropologia vimos, que todos os homens são, por natureza, totalmente depravados, culpados diante de Deus e sob a penalidade da morte. A Sotereologia trata de todos esforços divinos da Santíssima Trindade em providenciar a salvação para todo aquele que crê. Abrange em si, muitas outras doutrinas bíblicas, tais como reconciliação, propiciação, arrependimento, fé, regeneração, perdão, justificação, santificação, preservação ou perseverança dos santos e glorificação.

Devido-se este estudo em duas grandes partes: A primeira, a pessoa e obra de Cristo em efetuar a salvação, também chamada de Cristologia; e a segunda, a pessoa e obra do Espírito Santo em aplicar a salvação ao coração do pecador, também chamada pneumatologia.

Desde que a doutrina da salvação estende-se até a perfeição final na glória, podemos dividí-la em três tempos, a saber: Passado, presente e futuro. Fomos salvos da culpabilidade do pecado, estamos sendo salvos do poder ou domínio do pecado e seremos salvos dos efeitos do pecado.

1. O Passado: O crente foi salvo da culpabilidade e da penalidade do pecado quando creu em Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador.

At. 4:12 - "12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser [salvos]."
Rom.8:1 - "1 Portanto, agora nenhuma [condenação] há para os que estão em Cristo Jesus."
Jo.5:24 - "24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em [juízo], mas já passou da morte para a vida."
Lc. 7:50; At. 16:30-31; ICor 1:18; Ef 2:8; 2Tim 1:19.

No momento em que um incrédulo crê no Senhor Jesus Cristo, ele é completamente salvo de toda a condenação; nunca jamais entrará em juízo. A dívida espiritual e moral que havia contraído com Deus é instantâneamente, de uma vez para sempre quitada ou liquidada. (A doutrina da justificação)

2. O Presente: O crente está sendo salvo do poder e do domínio do pecado.

Jo 17:17 - "17 Santifica-os na [verdade], a tua palavra é a [verdade]."
Rom. 6:1-14 - "6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do [pecado] fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao [pecado]."
Fil. 2:12,13 - "12 De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa [salvação] com temor e tremor;"
Ef. 2:10 - "10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para [boas obras], as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas."

Durante esta vida, o crente nunca chega a ser livre da presença do pecado. Porém, pelo poder divino, do Espírito Santo, ele pode dominar sua velha natureza pecaminosa. A pessoa começa essa luta pelo domínio do homem velho logo após a regeneração e continua atré a morte. (A doutrina da santificação)

3. O Futuro: Aquele que crê será salvo da presença do pecado quando for apresentado sem mancha na glória.

Rom. 13:11 - "11 E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do [sono]; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes."
1Cor. 15:52 - "52 num momento, num [abrir] e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados."
1Pe 1:3-5 - "3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós,
5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;
1Jo 3:1-2 - "1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.
2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.(A doutrina da glorificação)

Em conclusão: Deus quando estabeleceu o Seu plano salvífico, ele não estabeleceu uma parte da salvação que dependia dele e uma parte da salvação que dependia do homem, mas, sim, um plano de salvação que quando alcançasse um ser humano, este poderia Ter plena convicção e certeza de que, aconteça o que acontecer, passe ele o que passar, ele chegará lá porque a obra que Deus efetuou os fará chegar lá. (cf. Fp.1:6; Rom. 8:35-39 " Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? ... Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor."

· ao sangue de Cristo (tempo passado),
· ao Espírito Santo de Cristo (tempo presente)
· e a glória de Cristo (tempo futuro).

Também se relaciona as vindas de Cristo:

· a primeira vinda (o passado),
· agora aparecendo a direita de Deus para interceder por nós, Rom.8:34 (o presente),
· e a segunda vinda, sem pecado, para a salvação, Heb 9:24-28 (o futuro).

Tudo isto constitui o seu trabalho medianeiro como:

· Profeta – falando por Deus aos homens, mostrando-lhes o caminho da salvação (o passado);
· Seu ofício como sacerdote, intercedendo com Deus para os homens (o presente);
· e a sua obra como Rei, vindo em poder para reinar sobre os homens para Deus (o futuro).

Portanto, devemos ter toda a ousadia da fé porque temos sido salvos; e, uma firme esperança porque, na sua vinda, quando a glória for revelada, seremos salvos; e, no presente, a sinceridade do amos porque estamos sendo salvos.

A fonte e o autor de nossa salvação é Deus e Deus somente. Mesmo a boa vontade de aceitar o evangelho, a fé inicial, vem de Deus.Ef 2:8-9; Fil 1:28-29. A salvação é a maior obra de Deus para com os homens. (conf. Is. 53 e Sal. 8:3) Naquele, o braço divino traz a salvação Is. 59:16, e neste, a criação de todas as coisas é efetuada pela obra dos seus dedos. No segundo, Cristo só precisou falar – “... haja e houve”, mais o primeiro precisou morrer. Na cruz infamante a terra embebeu o sangue do Seu Criador, tudo isso para salvar um só miserável pecador, mas, abrindo o caminho para este, fez removíveis a todos.