terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Porque é necessário aprender os princípios hermenêuticos?

Para não cometermos determinados erros de interpretação, tais como:

Falta de conhecimento de Geografia Bíblica. Em que cidade era a praia que o grande peixe vomitou Jonas? (Jn.2:10 - 10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra.)

Falta de conhecimento de Contexto histórico. Porque Jonas não queria ir pregar em Ninive? (Jn.1:1-2 - 1 Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 3 Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis.

Não observância do contexto bíblico. Jeremias diz que é pecado a gente ser fiador de outra pessoa? (Jr.9:4 - 4 Guardai-vos cada um do seu próximo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo próximo anda caluniando.)

Falta de conhecimento do contexto religioso. Tiago diz que a justificação do homem diante de Deus também é pelas obras? (Tg.2:24 - 24 Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.)

Falta de conhecimento acerca do contexto literário. Paulo ensina que Jesus foi o primeiro ser criado? (Col.1:15 - 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;)

Falta de conhecimento gramatical bíblico. Jesus afirmou que a terra comanda o céu? (Mt.16:19 - 19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.; 18:18-19 - 18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.)