quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

TRES COISAS QUE NÃO PODEMOS ESQUECER EM NOSSA VIDA DE ORAÇÃO

Uma das coisas mais sublimes da vida cristã depois da salvação, é a possibilidade de um contato pessoal e íntimo com Deus. Poder entrar (Adj. De ato de orar) na presença d’Ele com plena confiança de Sua atenção e socorro é, como disse o salmista, Maravilhoso demais para mim.

(Sl.136:5-10 “5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. 7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? 8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.)

Por isso, não devemos negligenciar esta grande benção, e desfrutarmos de todos os seus benefícios. Para isso, devemos levar em consideração algumas verdades:

1. Quem Deus é. (2Cr.20:4-6; )
3 Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.
4 E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor.
5 Jeosafá pôs-se em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do átrio novo,
6 e disse: Ó Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? e não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir.

2. O Que Ele pode fazer. (Ef.3:14-21)
14 Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,
15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,
16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor,
18 possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.
20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
21 a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

3. Como nos Colocarmos ao Alcançe de suas Bênçãos. (Hb11:6; Rm.5:1-2; 2Tm.2:5; Lm.3:20-29)

* Ter fé na Sua existência e em Sua presença em meio aos homens para abençoá-los.
Hb.11: 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

* Ter fé em Jesus Cristo como único meio de nos relacionarmos intimamente e amigavelmente com Deus.
Rm.5: 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.

1Tm.2: 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

* Compreendermos que a bese que O impulsiona a nos abençoar é a Sua misericórdia.
Lm.3: 20 Minha alma ainda os conserva na memória, e se abate dentro de mim.
21 Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança.
22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
25 Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.
27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
28 Que se assente ele, sozinho, e fique calado, porquanto Deus o pôs sobre ele.
29 Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.

Estas colocações não esgotam aquilo que precisamos saber, mas servem de ponto de partida para nos estimularmos a conhecer mais a respeito deste assunto, sempre levando em consideração aquilo que a Bíblia e não as experiências humanas nos ensinam.