quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE

Hebreus. 12:1-6


Quando boa parte dos cristão param para julgar a respeito deste assunto, surgem vários conceitos errados no que diz respeito a quais fatores devem ser evidenciados na vida de uma pessoa verdadeiramente espiritual? Daí, erroneamente se julga uma pessoa como espiritual pelo fato dela falar em línguas, profetizar e orar e as pessoas serem curadas. Infelizmente muitos perseveram em manter esses paradigmas para julgar, são os crente "Balão Mágico" - Vivem sempre no mundo da lua. Porém, a manifestação dos dons não é sinal aferidor da espiritualidade de ninguém, pois, se fosse, Paulo não diria aos coríntios o que ele disse em 1Cor.3:1, ou Jesus em Mateus 7:22-23. Outro conceito errado é que crente espiritual é aquele que chora muito no culto.

Daí, se manifestações de dons sinais e prodígios na vida de uma pessoa e chorar muito na hora do culto não testifica a sua espiritualidade, o que identifica então?

Aqui temos um texto que, em momento algum fala em manifestações dos dons espirituais ou choro nos momentos de culto mas, sempre que alguém quer falar sobre as marcas ou sinais que identificam um crente verdadeiramente espiritual, Hebreus caps. 12-13 são utilizados com freqüência. Se alguém não possuir nenhum dos três dons citados acima e nem charor nos momentos de culto e você identificar nela as marcas apresentadas abaixo, você deve considerá-la como espiritual. Porém, se você encontrar alguém que fala em línguas, profetiza e ora por cura e chora muito nos cultos e você não identificar os sinais abaixo em sua vida você não deve considerá-lo como uma pessoa verdadeiramente espiritual. Por este motivo, levantamos a seguinte questão:

Como identificar um crente verdadeiramente espiritual?

1. Ele só tem como referencial de vida crentes fiéis. Nunca será discípulo de Gretchen, Baby do Brasil, Monique Évans, Robinson, Madona, Britney Speare, Shakyra, etc. Isso seria contraditório à natureza cristã. Se alguém realmente é habitado pelo Espírito Santo somente deve desejar como referencial de vida, crentes que sejam realmente comprometidos com Deus.

" Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas ..."

Exclusivamente as pessoas relatadas no capítulo 11. Crentes que tem um tipo de fé que os leva a obediência. Nuvem de testemunhas aqui, não tem nada a ver com demônios, Satanás, anjos, etc.
Quer imitar realmente alguém, imite um crente fiel. Crente descomprometido com o culto, com a igreja,; quando vem ao templo considera um bate papo mais importante do que o culto que deveria Ter vindo prestar, corra desse tipo de crente.

2. Ele abre mão de tudo aquilo que possa atrapalhar sua vida espiritual, ainda que não seja pecado, ou seja, a manutenção de sua vida espiritual para ele é um questão de vida ou morte.

" ... deixemos todo o embaraço ..." (Ex: T.V.; Fotebol; Lazer; Namoro; Amizades antigas - me converti, meu relacionamento com meus antigos amigos visará a evangelização dos mesmos e dependendo do caso, devo deixar a amizade para traz e orar para que Deus levante alguem para evangelizá-los. (Ex.Zinho)

3. Vive numa luta constante e agressiva contra o pecado.

" ... e o pecado ..." (v.1) ... Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado ..."(v.4) Para não pecar ele está disposto até a morrer.

Devemos olhar para o pecado como Cristo olhou. Como algo a ser vencido com o sacrifício da própria vida se necessário.

· Um jovem ou uma jovem ouvir falar que alguém praticou fornicação;
· Um marido ou esposa ouvir falar que alguém adulterou; (caso aqui em Sta Rosa)
· Uma pessoa que mentiu;
· Que roubou;
· Que subornou;
· Que matou;

Ouvir sobre esses fatos deveria causar em nossas vidas um sentimento de nojo, repulsa, rejeição, mal estar, profunda angústia e tristeza. Se não nos incomodamos somente porque não fomos nós que cometemos ou, se foram os outros que fizeram é problema deles, estamos andando na carne.(cf.Rom.1:32)

4. Ele tem em Jesus seu exemplo de imitação maior ( Seu maior ídolo). Se ele tem que escolher alguém para imitar, Jesus sempre será o primeiro da lista e, os segundos serão aqueles que são fiéis e imitadores do primeiro.

" ... Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da fé, ..."

· Falar em Jesus o deixa feliz;
· Falar em Jesus o deixa admirado;
· Falar em Jesus o deixa emocionado;
· Falar em Jesus o deixa apaixonado;
· Falar em Jesus o deixa tietado (Tiete).
· Falar em jesus o deixa com sídrome de torcedor fanático. (Tô com Jesus e não abro).
· Com emoção de fã apaixonado pelo seu ídolo.

5. Sua espiritualidade é a mesma, tanto na hora da bonança, quanto na hora da pior prova: Ele não se abala. Ele está convícto da presença real de Jesus ao seu lado. (cf.Mt.28:20b)

" ... Considerai pois aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais desfalecendo em vossos ânimos..." (v.3)

É aquele que reconhece que, por pior que seja o momento em que esteja vivendo, Cristo suportou coisa pior por causa dele, e o capacitará a suportar as suas provas.

6. É uma pessoa que humildemente aceita correção ou disciplina pelos seus erros. Uma pessoa que não reconhece seus erros e se revolta ou fica chateado (atribulado) quando é confrontado pelo mesmo por outra pessoa, é um crente que anda na carne e dá lugar ao Diabo.

" ... Filho meu, não despreze a correção do Senhor ... porque o Senhor corrige aquele que ama, e açoita aquele que recebe por filho..." (v.7)

Deus usa para aplicar Sua disciplina as autoridades civis e eclesiásticas que são instituídas por Ele. (cf. Romanos 13:1-6)

7. É aquele que continuamente vive em busca da santidade.

"... Mas este, (Nos corrige - grifo meu), para o nosso proveito, para sermos participantes de Sua santidade ..."

Sem santificação ninguém verá a Deus. Como dissemos anteriormente, o fim maior de nossa existência é parecermos com Jesus e fazermos o que
Ele fez.

Seu maior objetivo é agradar o Seu Senhor e ver a Sua vontade manifesta em suas vidas.


ESPIRITUALIDADE CRISTÃ É MEDIDA PELO TESTEMUNHO DE VIDA - CARÁTER, NÃO PELAS EXPERIÊNCIAS MÍSTICAS QUE UMA PESSOA PODE TER TIDO.

O Diabo também usa "crente". (Ex.: Caso de José Américo; Irmã da profeta de Geisel - espírito de Iemanjá; Irmã de Funcionários I - Jesus de madrugada; etc.