quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CULTUANDO À DEUS EM TEMOR E TREMOR

Texto: Pv.1:7 - "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria ..."

Uma das grandes reclamações que ouvimos no que diz respeito a participação no culto a Deus é a postura irreverente e desrespeitosa dos crentes nos momentos em que deveriam estar expressando a Deus todo amor e toda a gratidão que eles nutrem em seus corações por tudo aquilo que Deus foi capaz de fazer em nosso socorro entregando Seu próprio Filho para sofrer em nosso lugar.

Isso deve-se em especial a abertura por parte de muitas denominações a uma perspectiva completamente antropocêntrica no que diz respeito ao culto. Hoje infelizmente, quando se pensa em um culto, na maioria das vezes a preocupação maior tem sido o que as pessoas que irão frequentá-lo vão achar. Se vão gostar, se vão se sentir bem, se vão estar confortáveis ou se vão sair satisfeitos. Aliás, isto foi a um extremo tão drástico, que uma igreja dita evangélica aqui no Brasil adotou como slogan para o marketing atrativo a frase: " AQUI NÓS FAZEMOS DE TUDO PARA QUE VOCÊ SE SINTA BEM!".

Neste ponto, o alvo maior deste culto não é mais a perspectiva de fazer tudo com a finalidade de que Deus receba o nosso culto de forma aceitável mas, sim, no sentido de que todas as perspectivas e anseios dos assistentes sejam totalmente satisfeitas.

· Os louvores são escolhidos pensando-se no público;
· Os textos são escolhidos para agradar o público;
· A pregação é feita de uma forma que não fira, não exija, não ameace, que não assuste, que não entristeça, que não confronte o real estado tanto do crente quanto do não-crente.
· Todas as coisas são feitas para o culto pensando-se exclusivamente no que os homens vão achar e não no que Deus vai achar. Aliás, um culto celebrado com essas motivações não precisamos nem responder o que Deus acha.
· Tudo, absolutamente tudo, deve ser feito pensando-se exclusivamente naquilo que Deus, que é o alvo de nosso culto, acha.

Mas, o que aconteceu com a igreja para que ela chegasse a este estado? Ela abriu mão do conhecimento de Deus e entregou-se, como diz o apóstolo Paulo, às fábulas que visam exclusivamente a satisfação dos desejos e anseios do homem.

Precisamos voltar ao ensino bíblico. Precisamos cultuar à Deus como Deus ensina em Sua palavra porque se não estaremos como o povo de Atenas: ADORANDO A UM DEUS DESCONHECIDO!

Provérbios 1:7.a pode nos fornecer uma luz para que possamos iniciar o nosso retorno, a nossa busca a um culto verdadeiro que tem por único objetivo agradar ao Deus a que dizemos servir. Salomão diz:

" O Temor do Senhor é o Princípio da Sabedoria ... "

a palavra chave que precisamos compreender para que possamos realmente prestar um culto aceitável aos olhos de Deus é TEMOR! Se não compreendermos e não aplicarmos esta verdade as nossas vidas jamais conseguiremos adorar a Deus verdadeiramente da forma que Ele deseja, que Ele quer.

O que então o temor à Deus significa para minha vida:

1. uma atitude de receio bem fundado de um mal ou de um perigo.

Tentar se aproximar de Deus sem levar em consideração a forma come Ele deseja ser cultuado é literalmente correr risco de vida.

· Os filhos de Arão. Nadabe e Abiú.
Lv.10: »LEVÍTICO [10]
1 Ora, Nadabe, e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e, pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que ele não lhes ordenara.
2 Então saiu fogo de diante do Senhor, e os devorou; e morreram perante o Senhor.
3 Disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Mas Arão guardou silêncio.

· O Povo de Israel no Sinai.
Ex.19:16-21:
16 Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu.
17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
18 Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente.
19 E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz.
20 E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.
21 Então disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo, para não suceder que traspasse os limites até o Senhor, a fim de ver, e muitos deles pereçam.

2. Uma atitude de respeito e reverência.

Normalmente respeitamos aqueles de quem sabemos Ter autoridade para nos punir ou disciplinar caso não o façamos. Para isso, educação, moralidade, serviço voluntário são coisas essenciais. No culto à Deus o respeito e a reverência são fatores primordiais para que não corramos perigo e o nosso culto seja aceitável.
· Ouvir atentamente.
· Levar a sério o que se ouve.
· Tornar-se um participante ativo deste momento e não um mero assistente.
· Ter uma compreensão clara do que significa todo este momento.

3. Medo, susto, pavor.

Neste caso, não somente do que nos pode acontecer se não nos portarmos como realmente Deus quer, mas também, de oferecermos a Deus o nosso culto de forma inadequada.
· Paulo, em 1Cor.11 fala das pessoas que Deus puniu com a morte física por não participarem do culto de Ceia como deviam (Ananias e Safira).
· Lucas relata em Atos 5, que por causa de uma motivação errada no ato de entregar o dízimo ou oferta no culto, Deus matou Ananias e Safira.

Precisamos reconhecer a nossa aproximação de Deus por intermédio de Cristo, sem nunca nos esquecer a Sua majestade, grandeza, infinitude, justiça e santidade.

4. Uma atitude de pontualidade (prioridade) e zelo.

O que concerne ao meu serviço à Deus, passo a tratá-lo como o maior alvo ou prioridade de minha vida. As coisas de Deus e o cuidado para com elas são a razão de minha existência, a razão de minha vida. Nada é mais importante; nada é considerado impecílio para que eu não as faça. Nem as críticas, nem as perseguições, nem as estações do ano, nem o risco de minha própria vida. (Daniel, Sadrak, Mesaque, Abdnego, Paulo, João, Pedro, Etc.

Nesta região temos um problema muito sério no que concerne a esta prioridade: No inverno eu falto culto por causa da chuva; no verão eu falto culto por causa da praia. Mas porque eu faço isto: FALTA DE TEMOR!

· As coisas de Deus não me são interessante;
· As coisas de Deus não tem tanto valor assim para mim;
· Envolver-me na obra de Deus é um sacrifício demais para eu fazer;
· O que Deus tem feito por mim não vale todo este esforço;
· O que Cristo sofreu por mim não foi uma coisa tão difícil e horrível assim;
· Quem tem responsabilidade para com essas coisas é o Pastor e a liderança, eu não tenho nada a ver com isso;
· Não faço, porque não vou ganhar nada com isso;


5. Uma atitude de preocupação radical com o testemunho pessoal.

Is.55; Mt. 15; Rm.12 e vários outros textos demonstram claramente que se o meu testemunho pessoal não é condizente com a Palavra de Deus o culto que presto a Ele não será aceito de forma alguma. Aliás, em Rm.12:1 Paulo fala que o nosso testemunho também é um ato de culto à Deus.

6. Uma atitude real de busca de conhecimento a respeito de quem Deus realmente é.

Em Mt.15:9 está escrito: " Em vão me adoram; ensinando preceitos que são doutrinas de homens ..."

· Temos que cultuá-lo levando em consideração o que Deus é.
· O que Ele quer e como Ele quer.

Não podemos incluir o que nós achamos melhor, o que nós gostaríamos que fosse feito, a nossa perspectiva do que é um culto que nos agrada.

É Deus que tem que ser agradado; é Deus que tem que ser cultuado; é Deus que deve ser exaltado, adorado, glorificado, honrado.

Se compreendo e aplico esta coisas a minha vida poderei dizer que a minha vida é um culto de louvor, gratidão e amor para o meu Deus.